Olá. Dr, meu tio está com um tumor no esôfago e ja está com dificuldade de engolir até coisas pastosas. Seria o caso de passar uma sonda para ele se alimentar enquanto não inicia o tratamento? pois ainda não temos previsão de quando vão começar o tratamento. E, se for o caso, o médico da urgência pode solicitar?
Dificuldade progressiva para engolir (disfagia) em um paciente com tumor de esôfagoé um sinal de alerta para risco de desnutrição e desidratação, e precisa de cuidado, rápido.
Ele é um caso tÃpico da necessidade de colocar uma sonda, e isso é uma conduta comum enquanto o tratamento oncológico (cirurgia, radioterapia ou quimioterapia) não começa.
Sugiro a colocação de sondanasogástrica (SNG) — passa pelo nariz até o estômago. É procedimento rápido e pode ser feito na urgência, inclusive pelo médico plantonista. Mas só serve como medida temporária (dias ou poucas semanas). Depois o procedimento indicado será uma Gastrostomia (PEG): é um tubo colocado diretamente no estômago por endoscopia ou cirurgia. Indicada se o tratamento oncológico for demorar para começar ou se o bloqueio for completo, pois é mais confortável e segura a longo prazo.
O QUE FAZER AGORA:
1.Leve-o à urgência hospitalar (ou unidade com pronto atendimento).Explique que ele não consegue mais se alimentar nem ingerir lÃquidos adequadamente. O médico que vai atende-lo no serviço de urgência deverá indicar e implantar a sonda nasogástrica.
2.Evite oferecer lÃquidos espessos ou alimentos pastosos se ele estiver engasgando — isso pode causar aspiração. Mantenha a boca úmida (bochechos, gaze com água) e cuidado com higiene oral.
Escreva seu comentário
55.260.799
Acessos
45.831
comentários
16.196
respostas
