fale livremente,
você não precisa se identificar

1.531
Acessos

44
curtidas

8
comentários
Home > Dr. qual o seu ponto de vista sobre os conflitos que estão ocorrendo na faixa de gaza????...
#9929
Enviado Anônimamente 26/07/2014

Dr. qual o seu ponto de vista sobre os conflitos que estão ocorrendo na faixa de gaza???? na tv passa apenas a quantidade de mortos mas não passa o real motivo pelo qual eles estão brigando. o senhor poderia descrever que fenômeno é esse?

AH MEU AMIGO, VOCÊ AGORA ME APERTOU. ESSE É UM ASSUNTO MUITO COMPLEXO PARA ABORDAR NO OIAQUI. MAS, VAMOS LÁ. VOU TENTAR RESUMIR:
O CONFLITO ENTRE ÁRABES E JUDEUS É O MAIS ANTIGO E LONGO DENTRE TODAS AQUELES QUE ASSOLAM A HUMANIDADE, E TEM ORIGEM HISTÓRICA.
SE VOCÊ PROCURAR LER O ANTIGO TESTAMENTO, A PARTE UM DA BÍBLIA, ENCONTRARÁ RELATOS QUE FALAM DE ABRAÃO, O PRIMEIRO LÍDER, O PATRIARCA QUE FUNDOU A NAÇÃO HEBRAICA (QUE DEPOIS SE CHAMARIA JUDAICA, OU ISRAELENSE). ABRAÃO FOI O CHEFE TRIBAL QUE COMANDOU A MIGRAÇÃO DO SEU POVO PARA A TERRA DE CANAÃ (OU JUDÉIA, OU PALESTINA). ISSO FOI HÁ MAIS DE 3.000 ANOS. DAÍ ELES MIGRARAM PARA O EGITO, E LÁ VIVERAM POR QUASE 400 ANOS, TENDO SIDO TRANSFORMADOS EM ESCRAVOS. SOB O JUGO DOS ENTÃO PODEROSOS EGÍPCIOS, OS JUDEUS,"COMENDO O PÃO QUE O DIABO AMASSOU", FORAM LIDERADOS POR MOISÉS NA FUGA, NO ÊXODO DE VOLTA PARA CANAÃ (TÁ TUDO LÁ NA BÍBLIA: A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO, AS TÁBUAS DOS MANDAMENTOS RECEBIDAS POR MOISÉS, ETC). QUANDO OS HEBREUS (DEPOIS CHAMADOS JUDEUS) CHEGARAM A CANAÃ, MOISÉS JÁ HAVIA MORRIDO, SENDO SUBSTITUÍDO POR JOSUÉ, QUE LIDEROU A LUTA CONTRA OS CANANEUS, POVO QUE ENTÃO HABITAVA AQUELA REGIÃO. A PALESTINA (PALAVRA QUE EM SUA ORIGEM SIGNIFICA "TERRA DOS FILISTEUS") ERA, JÁ NA EPOCA, UM LOCAL OCUPADO POR TRIBOS NÔMADES.
MAS A GRANDE CONFUSÃO COMEÇOU MESMO QUANDO POR LÁ APARECERAM OS ROMANOS (QUEM SE LEMBRA DAS HISTÓRIAS DO CORRUPTO E VIOLENTO HERODES?) E ANEXARAM TODA A PALESTINA AO SEU PODEROSO IMPÉRIO COLONIAL. OS JUDEUS LOGO SE REBELARAM CONTRA A PRESENÇA ROMANA, INICIANDO-SE UMA RELAÇÃO TENSA E BELICOSA, QUE CULMINOU COM A DECISÃO DO SENADO ROMANO DE EXPULSAR OS JUDEUS DA PALESTINA. FOI NESSA ÉPOCA QUE VIVEU JESUS, UM DOS LÍDERES POLÍTICO/RELIGIOSOS QUE PREGAVAM UMA NOVA RELIGIÃO, COM UM SÓ DEUS, E DEFENDIAM A LUTA ARMADA CONTRA A DOMINAÇÃO ROMANA, COMO JÁ HAVIAM LUTADO, SÉCULOS ATRÁS, CONTRA ALEXANDRE, O GRANDE (SEM FALAR NO NABUCODONOSOR - LEMBRAS DELE?).
PARA OS ROMANOS, QUE CULTUAVAM MUITOS DEUSES, E QUE ACREDITAVAM SER MUITO NATURAL, E DIVINO, DESEMPENHAR O PAPEL DE SENHORES ABSOLUTOS DO MUNDO, AQUELA REBELDIA SOOU COMO BLASFÊMIA, INACEITÁVEL PAGANISMO. E COM OS ROMANOS NÃO SE BRINCAVA: EXECUTARAM JESUS E PARTIRAM PRA CIMA DAQUELE POVO TÃO RESISTENTE A SE SUBMETER AOS SENHORES TERRENOS. RESULTADO: NÃO RESTOU PEDRA SOBRE PEDRA DA NAÇÃO JUDAICA.
INICIOU-SE ENTÃO A "DIASPORA": OS JUDEUS SAÍRAM VAGANDO PELO MUNDO, SEM TERRA, SEM PÁTRIA, SEM DIREITOS DE CIDADANIA, SEM CHANCES DE INTEGRAÇÃO SOCIAL, EXCLUÍDOS DO ACESSO À POSSE DE TERRAS, PERSEGUIDOS POR TUDO E POR TODOS.

SÉCULOS DEPOIS, COM O DECLÍNIO DO IMPÉRIO ROMANO, OCORREU A EXPANSÃO ISLAMICA, QUANDO A PALESTINA FOI, NO SÉCULO 7, OCUPADA PELOS ÁRABES MUÇULMANOS. A ESSAS ALTURAS O IMPÉRIO ROMANO JÁ HAVIA SE TRANSFORMADO EM PÓ, SOB AS PATAS DAS HORDAS DE BÁRBAROS VINDAS DA EUROPA CENTRAL. E DO ESPLENDOR ROMANO SÓ RESTARAM AS AMANTES DO BERLUSCONI E AS APARIÇÕES "POP" DOS PAPAS). OS ÁRABES MUÇULMANOS MANDARAM NO MUNDO MEDITERRÂNEO DURANTE UNS QUATRO SÉCULOS, CHEGANDO A CONTROLAR PARTE DA ESPANHA.
EM SEGUIDA ENTRARAM EM CENA OS FEROZES TURCOS, QUE IMPLANTARAM O GIGANTESCO IMPÉRIO OTOMANO, OCUPANDO, NO SÉCULO 12, UMA ENORME EXTENSÃO DE TERRAS, INCLUINDO REGIÕES QUE HOJE CORRESPONDEM À SÍRIA, EGITO, ARGÉLIA, BULGÁRIA, SERVIA, GRÉCIA, HUNGRIA, IRÃ, TURQUIA, ETC.
A PRINCIPAL DISTRAÇÃO DE TODOS ESSES POVOS INVASORES ERA, SEMPRE QUE NECESSÁRIO E POSSÍVEL, ESMAGAR JUDEUS - DESCULPA E REMÉDIO PARA TODOS OS MALES. PARA QUALQUER CALAMIDADE PASSADA, PRESENTE OU FUTURA O REMÉDIO ERA PERSEGUIR E EXPULSAR JUDEUS.
ASSIM, DURANTE 13 SÉCULOS OS JUDEUS SOBREVIVERAM NA "DIÁSPORA", PERSEGUIDOS, EM MAIOR OU MENOS INTENSIDADE, ONDE QUER QUE ESTIVESSEM.
COMO PRODUTO DA DIASPORA, DO SÉCULO 6 ATÉ O SÉCULO 19, A GRANDE MAIORIA DOS JUDEUS VIVEU NO LESTE DA EUROPA, DISCRIMINADOS, CONFINADOS EM GUETOS, MASSACRADOS E HUMILHADOS, SÓ LHES SENDO PERMITIDO ATUAR NO COMÉRCIO E NO MERCADO DE MOEDAS (CONSIDERADAS ATIVIDADES INFERIORES). ELES COMEÇARAM, ENTÃO, A MIGRAR PARA A EUROPA OCIDENTAL, SEM SABER QUE O DESTINO LHES RESERVAVA O PAPEL DE VÍTIMAS DE UMA TENEBROSA EXPERIÊNCIA DE ELIMINAÇÃO ÉTNICA, JAMAIS VISTA EM TODA A HISTÓRIA HUMANA: O "HOLOCAUTO".

EM DECORRÊNCIA DE TUDO PELO QUE PASSARAM DURANTE OS ÚLTIMOS TRINTA SÉCULOS, OS JUDEUS FORJARAM UM EXACERBADO SENSO DE UNIDADE RACIAL, CULTIVANDO UMA IDEOLOGIA DE SUPERIORIDADE CULTURAL, RELIGIOSA E ÉTNICA, ASSUMINDO, APÓS A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, UM RELEVANTE PAPEL NA CONDUÇÃO DO DESTINO FINANCEIRO, IDEOLÓGICO, CULTURAL E POLÍTICO DAS NAÇÕES OCIDENTAIS: GRANDES BANQUEIROS, CIENTISTAS, FILÓSOFOS, ROMANCISTAS, ROTEIRISTAS, PUBLICITÁRIOS, ATORES, JORNALISTAS, EMPRESÁRIOS, DIPLOMATAS, IDEÓLOGOS E CINEASTAS SÃO JUDEUS. ESSA VIRADA DE CENÁRIO, PARA A QUAL ELES SE PREPARAVAM HÁ SÉCULOS, CULMINOU COM A CRIAÇÃO, EM 1896, DO MOVIMENTO SIONISTA, TENDO, COMO UM DOS OBJETIVOS, A FUNDAÇÃO DE UMA NAÇÃO JUDAICA NA PALESTINA.

E TUDO CAMINHAVA A FAVOR DO PROJETO POIS, DEPOIS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, QUE TERMINOU EM 1917, OS PAÍSES EUROPEUS, DE OLHO NAS ABUNDANTES RESERVAS DE PETRÓLEO E NA POSIÇÃO ESTRATÉGICA DA REGIÃO, SE APROPRIARAM MILITARMENTE DA PALESTINA, QUE FICOU SOB A "POSSE" DA ENTÃO PODEROSA INGLATERRA.
AÍ ENTÃO O CENÁRIO PEGOU FOGO: AOS PALESTINOS ÁRABES, QUE LÁ VIVIAM HÁ MUITOS SÉCULOS, OS INGLESES PROMETERAM CONCEDER A INDEPENDÊNCIA DA REGIÃO, DESDE QUE OS AJUDASSEM A EXPULSAR OS TURCOS. E, AO MESMO TEMPO, APOIARAM O ASSENTAMENTO DE EMIGRADOS JUDEUS E A FUNDAÇÃO DE UMA NAÇÃO JUDAICA NA PALESTINA. CAINDO NA CONVERSA DOS INGLESES, MILHARES DE JUDEUS, SONHANDO EM TER UM "LUGAR PARA CHAMAR DE SEU", OCUPARAM TERRAS NA PALESTINA, SE ESTABELECENDO EM NÚCLEOS POPULACIONAIS CADA VEZ MAIORES.
ORA, AS COMUNIDADES ÁRABES QUE VIVIAM NAQUELAS TERRAS DESDE O COMEÇO DOS TEMPOS, REAGIRAM ÀQUILO QUE LHES PARECEU (E ERA MESMO) UMA INVASÃO. COMEÇARAM ENTÃO OS CHOQUES, OS CONFLITOS. LOGO OS COLONOS JUDEUS CRIARAM UM "EXÉRCITO", E OS CONFRONTOS BÉLICAS SE AVOLUMARAM.
QUANDO, NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, OS ALEMÃES, SOB A INSPIRAÇÃO DE HITLER, DISPARARAM A MAIS VIOLENTA PERSEGUIÇÃO E O MAIS INCLEMENTE MASSACRE QUE O POVO JUDEU JÁ EXPERIMENTARA, A EMIGRAÇÃO JUDAICA PARA A PALESTINA SE TORNOU INTENSA. DAÍ EM DIANTE OS CHOQUES ENTRE ÁRABES E JUDEUS SE TRANSFORMARAM NUMA LUTA INCLEMENTE, INSANA, SUICIDA. OS INGLESES TOMARAM CLARO PARTIDO, VENDENDO ARMAS PARA 14.000 COLONOS JUDEUS. POR OUTRO LADO, OS ÁRABES SE APROXIMARAM DOS ALEMÃES, COMO ALIADOS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
NO FINAL DA SEGUNDA GRANDE GUERRA (1939/1945) OS INGLESES, DESTROÇADOS NO TABULEIRO DO PODER ECONÔMICO/MILITAR MUNDIAL, CEDERAM ESPAÇO PARA O NOVO XERIFE: OS ESTADOS UNIDOS. OS AMERICANOS, JÁ ENTÃO UMA NAÇÃO CONDUZIDA POR UMA ELITE IMPREGNADA PELA FORTE INFLUÊNCIA DE LIDERANÇAS JUDAICAS, DECIDIRAM, SOB O COMANDO DO PRESIDENTE HARRY TRUMAN, DETERMINAR QUE A RECÉM CRIADA O.N.U. (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS) "VOTASSE" A DIVISÃO DA PALESTINA EM DUAS PARTES: UMA PARTE MAIOR FICANDO PARA OS 700.000 JUDEUS QUE LÁ MORAVAM, E UMA PARTE MENOR PARA OS 1.300.000 PALESTINOS, QUE ATÉ POUCO TEMPO ATRÁS OCUPAVAM TODA A ÁREA.
OS JUDEUS, MAIS INSTRUÍDOS, MAIS RICOS, APOIADOS PELOS GRANDES POTÊNCIAS ECONÔMICAS OCIDENTAIS E RECEBENDO DOAÇÕES VULTUOSAS DE SIMPATIZANTES DA CAUSA, TRANSFORMARAM AS ÁRIDAS TERRAS DO DESERTO PALESTINO EM SITOS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA, ASSOCIADOS A UM FLORESCENTE PARQUE TECNOLÓGICO E INDUSTRIAL. ISSO ACENTUOU MAIS AINDA O ABISMO SÓCIO/ECONÔMICO QUE JÁ AFASTAVA O POVO ÁRABE DO POVO JUDEU.
NA VERDADE, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE ISRAEL, SOB A LIDERANÇA DE DAVID BEN GURION, CONTRARIANDO ATÉ A SEMPRE COMPLACENTE O.N.U. PROCLAMOU, EM 1948, A CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL, AS PORTAS DO INFERNO SE ABRIRAM: AS NAÇÕES ÁRABES SE UNIRAM EM TORNO DE SUAS TRADIÇÕES HISTÓRICAS, RELIGIOSAS E CULTURAIS, REATIVANDO A MEMÓRIA DAS INVASÕES CRUZADAS, QUANDO EXPULSARAM DAS SUAS TERRAS A INSOLÊNCIA EUROPÉIA.
ESTÁ, POIS, ESCRITO: ONTEM, HOJE, AMANHÃ E SEMPRE, TEREMOS UMA GUERRA INTERMINÁVEL, SEM VENCEDORES, ENTRE PALESTINOS E JUDEUS, INSTIGADA NÃO SÓ POR QUESTÕES RELIGIOSAS E CULTURAIS, MAS TAMBÉM PELO IMPULSO DE DOMÍNIO DAS RESERVAS DE PETRÓLEO E DAS FRONTEIRAS GEOGRÁFICAS DO ORIENTE MÉDIO. DE UM LADO OS ESTADOS UNIDOS E SEUS ALIADOS, APOIANDO ISRAEL, DO OUTRO RÚSSIA E CHINA, DANDO APOIO ÀS NAÇÕES ÁRABES.
E SE O IRÃ MATERIALIZAR, COM A AJUDA DOS SEUS ALIADOS, O PROJETO DE DESENVOLVER ARMAS ATÔMICAS, O QUE ACONTECERÁ EM SEGUIDA?
ESSA GUERRA, NÃO DUVIDE, VAI NOS ENGOLIR A TODOS, SE NADA FOR FEITO PARA INTERROMPER TAL INSANIDADE. QUANTAS TORRES GÊMEAS TOMBARÃO, QUANTAS CRIANÇAS PALESTINAS MORRERÃO QUEIMADAS E QUANTOS JOVENS ISRAELENSES SERÃO EXECUTADOS NOS PRÓXIMOS DIAS, NOS PRÓXIMOS ANOS, NOS PRÓXIMOS SÉCULOS?
NÃO É DELÍRIO PREVER QUE UM DIA CHEGARÁ EM QUE UM PAI DIRÁ A SEU FILHO: "JERUSALÉM FICAVA AQUI".

TRISTES IRONIAS PARA REFLEXÃO:
1.TENDO ORIGEM SEMITA, ÁRABES E JUDEUS SÃO UM AMÁLGAMA RACIAL FORMADO, NAS SUAS ORIGENS, POR TRIBOS NÔMADES ISMAELITAS QUE HABITAVAM O DESERTO DA PENÍNSULA ARÁBICA, E DESCENDIAM DE POVOS COMO OS AMORREUS, OS CALDEUS, OS FILISTEUS, OS MOABITAS, OS ELAMITAS, ETC;
2. "ÁRABE" E "HEBREU" SÃO PALAVRAS QUE NA ORIGEM TÊM O MESMO SIGNIFICADO: "NÔMADE";
3. O POVO DA NAÇÃO ÁRABE DESCENDE DE ISMAEL, QUE VEM A SER FILHO DE ABRAÃO, FUNDADOR DA NAÇÃO HEBRAICA;
4. ESTUDOS GENÉTICOS RECENTES CONFIRMAM O "PARENTESCO" PRÓXIMO ENTRE JUDEUS E ÁRABES.
ESSA É, POIS, UMA GUERRA ENTRE IRMÃOS: CAIM E ABEL MODERNOS.

8 Comentários 44 curtidas
8 COMENTÁRIOS
Enviado Anônimamente
Muito boa explicação.
A soma de tensões religiosas, politicas e sociais sempre tende a gerar esse tipo de quesão.
Mas em relação ao estado de Israel, não podemos nos referir ao conflito na Palestina como guerra, mas como Genocidio.

A ocupação territorial do estado israelense sobre a palestina, se aplicado ao territorio brasileiro, poderia equivaler a ocupação de praticamente todo o territorio com excessão de metade do Acre.
0 curtidas Curtir
28/07/2014
Enviado Anônimamente
Os árabes são descendentes de Ismael, e os judeus de Isaque, ambos filhos de Abraão, de acordo com a narrativa bíblica, reforçando essa verdade bíblica temos estudos genéticos recentes que apontam o parentesco próximo desses povos.
O Judaísmo já tinha desde sempre a idéia de um único Deus, isso portanto não foi novidade trazida por Jesus, e a luta armada nunca foi algo propagado pelo Cristo.
Excelente texto doutor, aprendi muito aqui. Muito legal mesmo.
0 curtidas Curtir
28/07/2014
Enviado Anônimamente
Excelente texto. Acho que essa guerra não é mais entre a população israelense e árabe, mas sim entre os dois govervos, os grupos terroristas e os paises intrometidos aliados. A midia não mostra, mas a verdade é que as duas populações não veem outra saida a não ser viverem em paz na mesma terra. É preciso deixar o povo decidir sobre o futuro de Israel e Palestina. Não existem mais profetas, juizes e reis como José, Jacó, Ester que souberam "negociar" e interceder com sabedoria com os outros povos e manteram a paz dos judeus.
2 curtidas Curtir
28/07/2014
Enviado Anônimamente
Choquei...!!!!!! o Dr. sabe histórias da biblia, mais do que muitos crentes!!!!
1 curtida Curtir
27/07/2014
Enviado Anônimamente
na verdade, pela primeira vez entendi o que ta acontecendo por la... valeu Dr.
0 curtidas Curtir
27/07/2014
Enviado Anônimamente
bela explicaçao
0 curtidas Curtir
27/07/2014
Enviado Anônimamente
Como não entender após essa maravilhosa aula de história... linguagem acessível e fazendo gancho com nomes e lugares que são marcos históricos!!! Aproveitando a conclusão da resposta e trazendo para realidade "prontomediana" e "medimageniana" que tal refletirmos sobre a quantidade de "guerra" armadas contra nossos irmãos de farda... Quantos problemas podem ser evitados se imaginarmos que todos temos a mesma origem e que o que nos iguala não são títulos nem saldo da conta bancária... "guerras" e "pseudoguerras" podem ser evitadas todos os dias... As que travamos conosco e com nossos "irmãos"...

4 curtidas Curtir
27/07/2014
Enviado Anônimamente
De acordo com um novo estudo, publicado na revista Cognitive Science, crianças que crescem próximas à religião têm mais dificuldade de separar fato da ficção. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores responsáveis analisaram 66 meninos e meninas com idades entre 5 e 6 anos. Metade ia a escola paroquial e a outra metade frequentava escolas laicas.

A metade que ia para a igreja com frequência tinha mais dificuldade de separar elementos sobrenaturais da realidade. Acreditavam, por exemplo, que animais falantes poderiam ser reais. E elas confiavam em elementos da religião para justificar esse tipo de crença.

O estudo refuta hipóteses anteriores de que crianças "nascem" com uma predisposição para a fé. Os autores sugerem que "a exposição a histórias sobre milagres, faz com que crianças tenham uma receptividade mais genérica para o impossível, uma aceitação maior de que coisas podem desafiar a realidade, sem relações causais".

Via: Huffington Post / Revista Galileu
1 curtida Curtir
30/07/2014
QUE BACANA. ENTÃO, RESUMINDO, RELIGIÃO, ALÉM DE CULPA, TAMBÉM É ESCURIDÃO??MUITO OBRIGADO PELO ENVIO DESSA INFORMAÇÃO. # :-))
2 curtidas Curtir
31/07/2014

37.918.620
Acessos

45.821
comentários

14.305
respostas