fale livremente,
você não precisa se identificar

1.014
Acessos

106
curtidas

6
comentários
Home > Doutor,bom dia! Se o Sr. estivesse desempregado, morando de favor, endividado, sem ter con...
#42246
Enviado Anônimamente 15/02/2019

Doutor,bom dia! Se o Sr. estivesse desempregado, morando de favor, endividado, sem ter condição financeira de se qualificar, qual atitude o sr. tomaria para se inserir novamente no mercado de trabalho? Estou desesperada com toda essa situação, sem ideia de como reagir a tudo isso e " dar a volta por cima". Sou uma leitora fiel deste site e admiro a sua forma de responder. Acredito que o Sr. poderia me ajudar com sua sabedoria. Desde já, obrigado.

Bom dia, cara visitante do Oiaqui. A leitura do seu texto mostra que você é dotada de uma capacidade intelectual maior que a da maioria das pessoas, sendo capaz de redigir textos de boa qualidade. Sua situação atual é semelhante à de 13 milhões de brasileiros, os quais enfrentam a dura realidade da profunda crise econômica e do alto desemprego que nos castiga há anos.

Mas esse triste cenário coletivo não é justificativa para que vc se acomode e fique num canto, choramingante.

A primeira questão que vc precisa definir é: Quero ser funcionária (empregada) ou quero ter meu negócio?


Se você acha melhor ter seu próprio empreendimento, saiba que oportunidades de negócio são com ônibus e táxis: a toda hora estão passando por perto. Prá pegar um bastará estar atenta e disposta.

Siga o roteiro que lhe sugiro:

Não procure sócios.

Escolha o ramo em que vai atuar.

Não se deixe vencer pelas dificuldades que aparecerão. Quanto mais apanhar, mais perseverante seja.

Não tenha hora para trabalhar, trabalhe 24 horas por dia.

Você vai cair e arrastar a cara no chão por varias vezes. A cada vez se levante e comece de novo, no mesmo ramo ou em outro ramo.

Toda atividade empresarial é rica em possibilidades e servirá como degrau para você subir mais e mais. Listei algumas delas: lavadora de carros, coletora de latas de alumínio, vendedora de lanches, cuidadora de idosos, passeadora com animais domésticos, distribuidora de panfletos, vendedora ambulante, motorista de aplicativos (Uber, 99), corretora de funerárias, de imóveis, de consórcios, de planos de saúde, costureira, manicure, cabeleireira, pregadora de igrejas, etc.

Decida em qual atividade vc irá iniciar sua vivência como empresária e procure observar a rotina de alguém que já atua naquela área. Se aproxime da tal pessoa, dizendo que a admira e deseja trabalhar com ela, mesmo que o pagamento seja só pelos vales-transporte e pelo lanche do meio-dia. Ela não precisará assinar sua carteira de trabalho. Aliás, se ela vacilar, um dia vc estará assinando a dela.

Aprenda todas as rotinas daquela profissão. Chegando em casa, à noite, anote tudo o que de novo aprendeu naquele dia. 

Conheça pessoas que já são clientes da tal empresa, anote seus nomes e telefones. Trate-as muito bem, pois um dia, quando chegar a hora de você se tornar dona do seu negocio elas se tornarão suas clientes. 

Crie canais de acesso a seus serviços através da mídias sociais (Instagram, What's, Face, etc)

Agora, vá a luta, com muito entusiasmo, focada e perseverante.


Mas, se você acha melhor ser funcionária, siga esse roteiro:

Prepare um currículo vitae bem elaborado, e com aparência organizada, inclusive contendo sua foto.

Imprima várias cópias do currículo.

Escolha qual tipo de atividade empresarial você irá visitar (hospital, clinica, escola, comercio, restaurante, lanchonete, oficina mecânica, etc).

Vá ao Google e digite o título do ramo de atividade escolhido. Tipo: “oficinas mecânicas em Teresina”. Irão aparecer nomes e endereços de cada oficina da cidade. Estude detalhes de cada uma delas. Procure no Google se a oficina tem um site (digite o nome da oficina+.com+br) e aprenda tudo que está lá. 

Quando já souber tudo sobre a empresa, se arrume bem direitinho (mas sem exagerar) visite a empresa e peça para falar com a responsável pelas contratações de pessoal.

Chegando na presença da entrevistadora que decide contratações, tente causar uma boa impressão (não esqueça de descobrir antes o nome da pessoa) dizendo que sempre desejou trabalhar naquela empresa. 

Demonstre que sabe detalhes sobre a empresa (vc já aprendeu isso na consulta ao Google ou tendo conversado com funcionários).

Na entrevista demonstre entusiasmo pelo trabalho e aceite qualquer cargo que lhe for ofertado. Diga essa frase: “Se você confiar em mim e me der uma chance eu serei a melhor funcionária dessa empresa". 

Depois, com dedicação e competência você irá subindo na empresa. Já tivemos funcionários que começaram no setor de limpeza e hoje ocupam cargos de gerência.

Se vc nada conseguir nessa tentativa, reflita sobre como você poderá melhorar seu desempenho na próxima entrevista. 

Nunca se deixe abater com um não. Vá em busca de uma outra porta. Chegará o dia no qual uma delas se abrirá. E você começará uma nova história pessoal. 


6 Comentários 106 curtidas
6 COMENTÁRIOS
Enviado Anônimamente
Muito Obrigada Dr. , por dedicar um pouco do seu tempo a me responder . Essas informações são de grande valia , não só para mim , como para uma grande parte dos leitores do Oiaqui. Boa Noite!.
4 curtidas Curtir
21/02/2019
😍
3 curtidas Curtir
21/02/2019
Enviado Anônimamente
Ótimas dicas dr. Não sou a moça do comentário, mas estou na mesma condição que ela, e agradeço pelas dicas
1 curtida Curtir
21/02/2019
Disponha. Boa sorte.
4 curtidas Curtir
21/02/2019
Enviado Anônimamente
Resposta perfeita, vou salvar pra vida.
3 curtidas Curtir
21/02/2019
Enviado Anônimamente
Rapaz, você é um danado, doutor. A voz da Experiência é tudo, ou pelo menos, um bom começo.
1 curtida Curtir
02/03/2019
☺️
1 curtida Curtir
04/03/2019
Enviado Anônimamente
ótimas dicas! admiração:)
1 curtida Curtir
05/04/2019
Enviado Anônimamente
que lacre!👏🏼👏🏼
0 curtidas Curtir
05/08/2019

37.424.173
Acessos

45.821
comentários

14.212
respostas