Doutor, venho apresentando medo constante e insônia, durante dias . Além de sentimento de desesperança . Já é hora de procurar ajuda? Já tentei falar sobre isso com pessoas próximas mas elas não acham necessário.
O que você descreve merece atenção, mas não significa que você esteja “perdendo o controle”. Mas já é hora de procurar ajuda. E isso não é sinal de fraqueza, é sinal de lucidez.
Esse conjunto de sintomas que você descreve não é normal quando persiste, e costuma indicar ansiedade severa, ou início de um quadro depressivo, ou um estado de esgotamento emocional importante. E mesmo que pessoas próximas a você minimizem, o seu sofrimento precisa ser resolvido. Pois quando insônia prolongada, angústia constante e sensação de desesperança
aparecem juntos é sinal de que o corpo está pedindo ajuda. Isso não quer dizer que você esteja em risco imediato, mas significa que não é algo para ignorar.
Minha orientação é: procure ajuda profissional, de preferência com um psiquiatra, para avaliar sono, ansiedade e necessidade ou não de medicação. Além disso um psicólogo poderá ser útil, para apoio emocional.
Não se baseie apenas na opinião de familiares, pois eles costumam dizer coisas do tipo: "isso é bobagem”, "é só cansaço”,, “vai passar”. Mas quem sente é você. E sofrimento emocional não é frescura.
Enquanto a consulta não acontece, você deve:
Evitar cafeína
Dormir em ambiente escuro e silencioso
Evitar celular antes de deitar
Caminhar durante uma hora, todos os dias (mesmo que não esteja com vontade). Isso é muito útil.
Não se culpar por estar assim
Evitar beber álcool
Evitar automedicação
Achei muito interessante o fato de você me procurar. O fato de perceber que algo não vai bem, procurar ajuda e falar sobre o que sente já mostra que você tem consciência, força e desejo de melhorar. Você não está sozinho(a). Isso tem tratamento.
Estarei aqui, torcendo muito por você.
Escreva seu comentário
Outras Mensagens
57.656.397
Acessos
45.833
comentários
16.335
respostas
