Bom dia doutor…eu já tenho candidíase e acho que por conta de já termos o fungo na microbiota e ter uma desregulação intestinal, meu namorado acabou tendo candidíase, sei que não é uma IST, mas queria saber como é o tratamento masculino, já que o feminino usamos pomada e o fluconazol.
No homem, a candidíase costuma se manifestar como uma balanite por Candida, com sintomas como:
Vermelhidão na glande.
Coceira ou ardor.
Pequenas placas ou pontos esbranquiçados.
Descamação.
Sensação de queimação ao urinar ou durante a relação.
Em alguns casos, secreção esbranquiçada sob o prepúcio.
Como é o tratamento masculino?
Na maioria dos casos leves, utiliza-se apenas um antifúngico tópico:
Clotrimazol creme 1%, 2 vezes ao dia por 7 a 14 dias; ou
Miconazol creme 2%, 2 vezes ao dia por 7 a 14 dias.
Se os sintomas forem mais intensos, extensos, recorrentes ou não melhorarem com o creme, o médico pode prescrever:
Fluconazol 150 mg por via oral, geralmente em dose única. Em alguns casos, pode ser necessário repetir a dose após 72 horas ou realizar tratamento mais prolongado.
O casal deve tratar ao mesmo tempo?
Se ambos apresentam sintomas, o ideal é que os dois sejam tratados simultaneamente. Isso reduz a chance de um reinfectar o outro durante o período em que um já melhorou e o outro ainda está infectado.
Durante o tratamento, recomenda-se:
Evitar relações sexuais ou usar preservativo até o desaparecimento dos sintomas.
Manter boa higiene da região genital, secando bem após o banho.
Evitar sabonetes muito agressivos e roupas íntimas apertadas ou úmidas.
Sobre a “desregulação intestinal”
Embora a microbiota intestinal possa influenciar a microbiota vaginal de forma indireta, não há evidências robustas de que uma “desregulação intestinal” isoladamente seja a principal causa da candidíase recorrente.
Escreva seu comentário
Outras Mensagens
24/06/2026
65.584.914
Acessos
45.833
comentários
16.815
respostas
