fale livremente,
você não precisa se identificar

22
Acessos

0
curtidas

0
comentários
Home > Bom dia doutor…eu já tenho candidíase e acho que por conta de já termos o fungo na mi...
Enviado por:
Usuario Anônimo 24/06/2026
Respondido por:
Dr. José Cerqueira Dantas
Dr. José Cerqueira Dantas CRM - 473

Bom dia doutor…eu já tenho candidíase e acho que por conta de já termos o fungo na microbiota e ter uma desregulação intestinal, meu namorado acabou tendo candidíase, sei que não é uma IST, mas queria saber como é o tratamento masculino, já que o feminino usamos pomada e o fluconazol.

No homem, a candidíase costuma se manifestar como uma balanite por Candida, com sintomas como:

Vermelhidão na glande.

Coceira ou ardor.

Pequenas placas ou pontos esbranquiçados.

Descamação.

Sensação de queimação ao urinar ou durante a relação.

Em alguns casos, secreção esbranquiçada sob o prepúcio.


Como é o tratamento masculino?

Na maioria dos casos leves, utiliza-se apenas um antifúngico tópico:

Clotrimazol creme 1%, 2 vezes ao dia por 7 a 14 dias; ou

Miconazol creme 2%, 2 vezes ao dia por 7 a 14 dias.

Se os sintomas forem mais intensos, extensos, recorrentes ou não melhorarem com o creme, o médico pode prescrever:

Fluconazol 150 mg por via oral, geralmente em dose única. Em alguns casos, pode ser necessário repetir a dose após 72 horas ou realizar tratamento mais prolongado.


O casal deve tratar ao mesmo tempo?

Se ambos apresentam sintomas, o ideal é que os dois sejam tratados simultaneamente. Isso reduz a chance de um reinfectar o outro durante o período em que um já melhorou e o outro ainda está infectado.

Durante o tratamento, recomenda-se:

Evitar relações sexuais ou usar preservativo até o desaparecimento dos sintomas.

Manter boa higiene da região genital, secando bem após o banho.

Evitar sabonetes muito agressivos e roupas íntimas apertadas ou úmidas.


Sobre a “desregulação intestinal”

Embora a microbiota intestinal possa influenciar a microbiota vaginal de forma indireta, não há evidências robustas de que uma “desregulação intestinal” isoladamente seja a principal causa da candidíase recorrente. 

0 Comentários 0 curtidas

65.584.914
Acessos

45.833
comentários

16.815
respostas