Boa tarde doutor!! Eu fiz uma US transvaginal e recentemente a ginecologista falou que tenho vários cistos e que estão crescendo, e que meu útero também está aumentando de tamanho. O que fazer nesse caso? pq ela não prescreveu nenhum medicamento.
O fato da sua medica não prescrever nenhum medicamento não significa que tenha ocorrido alguma falha no atendimento. Muitos cistos ovarianos não precisam de medicamentos, apenas de acompanhamento ultrassonográfico. Além disso, os anticoncepcionais hormonais não fazem os cistos funcionais já existentes desaparecerem mais rapidamente.
Mas se os cistos realmente estão aumentando, é importante conhecer suas dimensões e características ultrassonográficas, além de comparar com os exames anteriores.
A conduta depende também da sua idade, dos sintomas e de você já estar ou não na menopausa.
Será prudente você marcar um retorno com sua ginecologista levando os exames anteriores e esse mais recente. Peça que ela esclareça a causa do aumento uterino e estabeleça um plano de acompanhamento dos cistos. Dependendo dos achados, poderá ser necessária uma ressonância magnética da pelve.
Escreva seu comentário
Outras Mensagens
27/10/2026
27/10/2026
70.823.750
Acessos
45.833
comentários
17.092
respostas
