você não precisa se identificar

Boa noite
Estou com medo quanto a ectasia na raiz da aorta, tenho 47 anos, 1,88m e 108kg
Técnica:
Exame realizado em aparelho de tomografia com 128 cortes.
A técnica de escore de cálcio e angiotomografia da aorta e seus ramos foi realizada após uso de contraste.
Achados:
Aorta:
Observa-se dilatação da raiz da aorta. -raiz: 3,9cm;
-aorta ascendente: 3,2cm;
-aorta descendente: 2,3cm.
Escore de Cálcio:
O índice de calcificação das artérias coronárias apresentou escore de 0 (zero). Este achado está abaixo do percentil 10 para sexo e idade do paciente
Artérias coronárias:
A artéria coronária direita é dominante apresenta trajeto e origem dentro da normalidade.
Não há lesões no seu interior.
Não há lesões nos ramos descendente posterior e póstero-lateral.
O tronco da coronária esquerda apresenta trajeto e origem dentro da normalidade.
Não há lesões no seu interior.
A artéria descendente anterior apresenta trajeto e origem dentro da normalidade.
Não há lesões no seu interior.
Não há lesões nos ramos diagonais.
A artéria circunflexa apresenta trajeto e calibre origem da normalidade. Não há lesões no seu interior.
Não há lesões nos ramos marginais.
Conclusão:
1. Ausência de calcificação em artérias coronárias.
2. Ausência de lesões obstrutivas artérias coronárias.
3. Ectasia da raiz da aorta.
O diâmetro luminar da raiz da aorta apresenta grandes variações, conforme a altura, o peso, o sexo e a massa corpórea da pessoa. Para alguém com estatura de 1,88m e peso de 108kg, um diâmetro de 3,9 cm da raiz da aorta significa uma leve ectasia (dilatação) desse segmento do vaso. Essa condição é quase sempre assintomática e não representa riscos à saude. Quanto aos segmentos ascendente e descendente da sua aorta, eles estão com diâmetros dentro dos valores normais.
Os outros achados relatados no laudo da sua tomografia do coração e dos grandes vasos, estão perfeitos.
Enfim, esqueça essa leve ectasia da raiz aórtica, pois, considerando-se sua estatura, seu peso e seu gênero ela pode ser considerada praticamente normal.

Outras Mensagens
24/04/2025
Gostaria de falar com um proctologista.
22/04/2025
E essas exames de colesterol...
22/04/2025
Dr olha esses exames do meu filho ...
21/04/2025

47.608.407
Acessos
45.827
comentários
15.520
respostas