fale livremente,
você não precisa se identificar

45
Acessos

0
curtidas

0
comentários
Home > Boa noite! Dr. Poderia me falar sobre anetodermia primária, quais cuidados devem ser seg...
#51894
Enviado Anônimamente 25/11/2025

Boa noite! Dr. Poderia me falar sobre anetodermia primária, quais cuidados devem ser seguidos pra não piorar? Pois fui diagnosticada cm essa condição e confesso que estou muito abalada, a pele fica feia, e percebo que quando pego sol piora 🥺🥺.

A Anetodermia primária é uma doença benigna, rara, que piora com o sol, em que pequenas áreas da pele perdem fibras elásticas, causando manchas ou depressões, que às vezes ficam mais claras ou mais escuras, e quando a gente aperta, parecem afundar, como se a pele estivesse sem firmeza.

Não é câncer, não é infecção, não é contagiosa, e não compromete órgãos internos. O problema é só estético e a evolução costuma ser lenta.

Evitar o sol é um dos cuidados mais importantes.

 

O cuidado mais importante é USAR PROTETOR SOLAR, com FPS 50+, UVA/UVB, aplicando de 3 em 3 horas quando for se expor ao sol. 

Roupas com proteção UV, boné/chapéu, evitar sol das 9h às 16h também são cuidados muito importantes. 

Evite também: esfoliações, buchas, depilação agressiva, atrito repetitivo (roupas ásperas, costuras) e apertar ou manipular as lesões.


Além disso, beba muita água.  E uma pele bem hidratada mantém a integridade e diminui o risco de surgimento de novas lesões.

Use hidratantes com: ácido hialurônico, pantenol e niacinamida (ótima para barreira cutânea)


Evitar calor excessivo: o calor dilata os vasos e está relacionado a quadros inflamatórios na pele que podem favorecer novas lesões. Por isso, fuja de sauna, banho quente, sol forte.


ATENÇÃO: Só faça procedimentos com dermatologista muito experiente, porque se mal indicados podem PIORAR a doença. 


Lembre-se de que anetodermia abala o emocional, especialmente porque aparece do nada e mexe com a autoestima. Mas com o tempo a doença geralmente estabiliza, e com cuidados certos é possível impedir que novas lesões apareçam. 

0 Comentários 0 curtidas

56.170.739
Acessos

45.831
comentários

16.251
respostas