fale livremente,
você não precisa se identificar

324
Acessos

4
curtidas

0
comentários
Home > Sou um médico jovem, formei há alguns anos e não me sinto motivado a fazer residência....
#46324
Enviado Anônimamente 13/03/2022

Sou um médico jovem, formei há alguns anos e não me sinto motivado a fazer residência. Com sua experiência, teria algum conselho a me dar?

Bom dia, caro colega. Uma das experiencias humanas mais dolorosas e prejudiciais para o equilíbrio emocional é enfrentar um desafio para o qual não se está motivado, não está cheio de entusiasmo e de esperanças. Conheço muitos medicos que iniciaram residências sem estarem motivados, ou sem a certeza de que era mesmo aquela a especialidade que lhes serviria. Resultado: meses, ou às vezes anos depois eles abandonaram a residência.

Portanto, deixe para lá, por enquanto, a busca de uma residência. Comece a praticar medicina como generalista, estude muito - seja um autodidata, lendo muitos textos medicos - aproxime-se de um medico competente que você admira e trabalha em UTI e peça-lhe que o deixe acompanhá-lo. Também trabalhe como plantonista em algumas urgências privadas. Busque uma vaga como clinico geral em algum ambulatório já instalado na cidade. Frequente congressos medicos, cultive boas amizades dentre os medicos que você admira e respeita como profissionais, controle a maldição da inveja daqueles medicos que já estão bem de vida e frequente cursos de especialização. E fuja de pequenas cidades. Cidades do interior são o túmulo do conhecimento medico.


Mas o principal conselho que lhe dou é esse: seja cortês, atencioso e honesto com todos os pacientes dos quais lhe for dado atender. Ouça-os com atenção, simpatia e carinho. Torne-os seus amigos. Sempre que se forem da consulta eles deverão levar consigo um cartão de visitas, onde constará seu nome e seu celular, para o qual poderão ligar a qualquer momento. E você sempre atenderá tais ligações, mesmo que elas aconteçam na madrugada.

Mais um conselho: se você não souber como diagnosticar ou tratar algum paciente (e, no inicio, serão muitos os casos), não seja falso, simulando um saber que não possui. Pelo contrário, diga ao cliente:

-“ Meu amigo, deixe-me seu telefone de contato. Vou estudar seu caso e depois ligarei para você”. Anote tudo aquilo que considerar relevante sobre a historia clinica e depois corra a pedir ajuda aos colegas mais experientes.

Não seja boçal e arrogante, trate muito bem as técnicas de enfermagem e as enfermeiras, pois elas lhe ensinarão muito do que já aprenderam da arte da medicina. Seja simpático e atencioso com as atendentes,.os maqueiros e as telefonistas. E todos lhe devolverão em dobro o que você lhes dedicar de respeito e amizade.


Enfim, se apaixone pela medicina e pelos seus clientes. E logo a medicina se apaixonará por você.

0 Comentários 4 curtidas

38.115.945
Acessos

45.821
comentários

14.344
respostas