Sou mulher, tenho 26 anos e sempre senti dor quando fazia sexo, recentemente descobri que tenho vaginismo, mas algo que me incomoda muito é a falta de líbido, tenho sop e ansiedade, faço uso do sertralina, não sei se tem alguma relação. O que devo fazer para resolver essa falta de líbido e o vaginismo?
Você relata Vaginismo + baixa libido + Síndrome dos Ovários Policísticos + ansiedade + uso de Sertralina. Essa associação não é rara, tem tratamento e costuma melhorar bastante com abordagem certa.
Vamos por partes:
1. Vaginismo: o corpo “se defendendo”.
O vaginismo não é falta de vontade, nem “problema psicológico puro”. É um reflexo da musculatura vaginal, geralmente associado a medo, dor prévia ou ansiedade.
O tratamento mais eficaz costuma combinar:
-Fisioterapia pélvica especializada (fundamental)
-Uso gradual de dilatadores vaginais
-Terapia sexual (com psicólogo ou terapeuta sexual)
-Educação sobre o próprio corpo (autoconhecimento)
## Quando o tratamento é bem conduzido, o resultado é excelente.
2. Falta de libido: aqui entram vários “freios”:
A libido feminina é sensível a múltiplos fatores. E no seu caso, alguns são bem claros:
-Ansiedade
-Sertralina: os antidepressivos como a Sertralina, são uma das causas mais comuns de queda de libido. Sugiro trocar por outro antidepressivo (ex: bupropiona, que costuma afetar menos a libido)
-SOP (Ovários Policísticos): a Síndrome dos Ovários Policísticos pode interferir no desejo sexual, por desequilíbrio hormonal.
3. O ciclo que se retroalimenta.
Existe um “círculo vicioso” acontecendo:
-Dor causando fugir da relação
-Evitar relação reduz estímulo sexual
-Baixa libido conduz a menos excitação
-Menos excitação, mais dor
# Ou seja, um labirinto biológico e emocional.
E AGORA, O QUE FAZER:
1. Agendar consulta com ginecologista que tem experiência em dor sexual, para conduzir o tratamento do vaginismo e investigar hormônios.
2. Fisioterapia pélvica
-Esse é o ponto-chave para o vaginismo.
3. Psicoterapia (preferencialmente sexual)
-Reduzir ansiedade
-Trabalhar medo/expectativas
-Reconectar desejo
4. Revisar medicação com psiquiatra
-Avaliar impacto da Sertralina na libido.
5. Tratar a SOP adequadamente
-Controle de insulina
-Ajuste hormonal
-Estilo de vida
6. Redescobrir o prazer sem pressão
-Praticar atividade fisica, diariamente (caminhadas, corridas, musculação, natação).
-Explorar o próprio corpo
-Foco em prazer, não em desempenho
-Retirar a obrigação do “ato completo”
Uma visão importante:
Você não tem “um problema só”. Você tem um sistema inteiro reagindo: corpo, hormônios, mente e contexto.
Quando tratados os elementos certos, esse sistema começa a se reorganizar e o desejo costuma voltar como um visitante que se sentiu novamente bem-vindo.
Escreva seu comentário
Outras Mensagens
Hemorróida inchada e inflamada, o que fazer?
19/04/2026
62.805.172
Acessos
45.833
comentários
16.664
respostas
