fale livremente,
você não precisa se identificar

1.092
Acessos

8
curtidas

0
comentários
Home > Olá Dr. Adorei suas mensagens de resposta, sempre muito bem humorado. Mas também tenho u...
#37088
Enviado Anônimamente 05/02/2018

Olá Dr. Adorei suas mensagens de resposta, sempre muito bem humorado. Mas também tenho uma duvida, há alguns anos fui diagnosticada com esclerodermia localizada, na época minha dermato disse que não tinha o que fazer, só passar cremes hidratantes, e foi o que eu fiz. Acontece que há uns meses precisei do pronto-atendimento devido a uma alergia terrível e acabei por ficar internada, pois no raio-x eles viram algo no meu pulmão, como se fosse derrame pleural. Fiz N exames para descartar turberculose e afins, saí e fui atrás de um pneumo, que por sua vez pediu o FAN. Meu resultado deu Nucleo Reagente , Placa Metafísica Cromossômica Reagente, Nuclear pontilhado quasi-Homogêneo e >1:640. Ainda não saiu minha consulta com o reumato, mas meu olho está ficando um maior que o outro, como se um tivesse emagrecendo e atrofiando. Meu oftalmo disse que tenho que passar com o reumato antes de qq coisa. Você tem ideia do que possa ser? Já virei esse google de cabeça pra baixo e não acho nada :(

Vejo que vc está muito apreensiva. Mas vamos por partes. A esclerodermia localizada é uma doença limitada à pele,não associada ao acometimento de outros órgãos, com isso,não afeta o pulmão ou os olhos. Pelo seu relato , essa investigação que você realizou de um derrame pleural , afastou causas infecciosas, mas dentre os exames pedidos teve um FAN positivo. Existem algumas doenças reumáticas ,como o lúpus por exemplo ,que podem causar derrame pleural e ter FAN reagente( positivo),mas só com base nesses dados não é possível fechar um diagnóstico para o seu caso.Será necessário aguardar a consulta com o reumatologista para uma avaliação clínica adequada e a solicitação de outros exames laboratoriais e imunológicos para verificar anticorpos associados à reatividade do FAN e outros possíveis órgãos afetados.
Com relação a essa alteração que observou no seu olho, é necessário que o oftalmologista que você consultou informe ao reumatologista os achados que ele observou ao exame oftalmológico para que isso possa ser melhor investigado e correlacionado ou não com uma possível doença reumática auto-imune.
Espero ter ajudado ,
Dra Bruna Aurora Nunes Cavalcante Castro Reumatologista -CRM 3846-PI
0 Comentários 7 curtidas

38.174.914
Acessos

45.821
comentários

14.347
respostas