fale livremente,
você não precisa se identificar

19
Acessos

0
curtidas

0
comentários
Home > Oi, terça feira tive um lado meu rosto com dor atrás da orelha, olho vermelho, lacrimeja...
#51864
Enviado Anônimamente 13/11/2025

Oi, terça feira tive um lado meu rosto com dor atrás da orelha, olho vermelho, lacrimejando e senti uma leve dormência na boca. Eu fui na urgência e o médico disse que é paralisia fácil, me passou para tomar medicação na veia, dexametasona e colírio no olho. No mesmo dia o olho limpou, estou me sentindo bem, mas sinto um leve diferente na boca e no olho. Devo voltar no médico ou o que recomenda ?

Seu relato é típico da “paralisia facial periférica de Bell" e a evolução está dentro do esperado para os primeiros dias da doença.

Quando é necessário voltar ao médico?

Você deve retornar ao médico (de preferência um neurologista ou otorrinolaringologista) se ocorrer qualquer um destes pontos:

1. Piora dos sintomas

2. Não houve melhora nenhuma após 72 horas: Você mencionou melhora e isso é bom. Mas se parasse de melhorar, valeria ir ao médico.

3. Dificuldade de fechar bem o olho.

Se você não fechar completamente o olho, há risco de lesão da córnea.

O colírio pode não ser suficiente; às vezes é preciso pomada lubrificante ou até tapar o olho à noite.

4. Surgirem novos sintomas, tipo fraqueza em braço ou perna, dificuldade de falar, tontura forte → não é típico de paralisia de Bell e precisa de avaliação urgente.


O que é esperado agora?

No seu caso, leve diferença na boca e no olho nos primeiros dias é normal.

A recuperação costuma ocorrer em:

-70% a 85% dos pacientes: melhora significativa em 3–4 semanas

-Recuperação completa em 2–3 meses na maioria

Quanto mais cedo começou a medicação (corticoide), melhor o prognóstico.


O que fazer agora:

-Continue o que foi indicado pelo médico.

-Mantenha lubrificação ocular, mesmo que o olho tenha “limpado”.

-Evite dormir com o olho mal fechado: use tape ou gaze se necessário.

-Se perceber piora ou dúvida, retorne ao médico para revisão.

-Pelo que descreve, seu caso não parece urgente, mas é prudente marcar uma reavaliação nos próximos dias para garantir que a força facial está evoluindo como esperado, que o olho está bem, protegido e que não há outro fator associado (como herpes zóster auricular, por exemplo).

0 Comentários 0 curtidas

55.612.361
Acessos

45.831
comentários

16.223
respostas