fale livremente,
você não precisa se identificar

187.915
Acessos

131
curtidas

23
comentários
Home > Dr. quando o resultado do exame FAN dá reagente no núcleo e não reagente nos demais, si...
#15117
Enviado Anônimamente 17/06/2015

Dr. quando o resultado do exame FAN dá reagente no núcleo e não reagente nos demais, significa dizer que o paciente tem Lupus? Pelo que li na net todos os pacientes que tem lupus possuem FAN positivo, mas não necessariamente pacientes com FAN positivo tenham lupus. O que pode acarretar FAN positivo?

FAN significa "fator anti nuclear". Seus valores estão elevados nos portadores de doenças auto imunes, ou seja, aqueles doenças nas quais a pessoa desenvolve anticorpos contra suas próprias células. Dai essas doenças também serem chamadas de "doenças de auto agressão". São muitas as doenças que causam aumento das dosagens séricas do FAN:

  • Artrite reumatóide
  • Lúpus eritematoso disseminado
  • Síndrome de Guillian Barré
  • Tireoidite autoimune
  • Granulomatose de Wegener
  • Vitiligo, etc.

Procure um clínico geral competente para acompanhar seu caso. Você precisa de continuo acompanhamento médico para diagnosticar sua enfermidade e monitorar seu tratamento. Essas são enfermidades que você poderá controlar, mas não conseguirá curar.

23 Comentários 91 curtidas
23 COMENTÁRIOS
Enviado Anônimamente
Dr.
Ano passado fui diagnosticado com Vitiligo, tenho apenas poucas marcas na mao e no penis

Agora fiz um exame de sangue e todos os testes FAN deram nao reagentes.

Posso ter Vitiligo com estes exames?

Grato
19 curtidas Curtir
06/05/2017
Não entendi sua pergunta. O mais sensato será procurar consulta com dermatologista.
18 curtidas Curtir
06/05/2017
Enviado Anônimamente
FEZ UM EXAME QUE O NÚCLEO DEU REAGENTE, E AS PLACAS METAFÁSICA CROMOSSÔMICA TAMBÉM DEU REAGENTE, O QUE SIGNIFICA ESSE RESULTADO?
55 curtidas Curtir
19/05/2017
Preste atenção: os exames para diagnóstico diferencial das doenças auto-imunes estão dentre os que apresentam mais dificuldades de interpretação, inclusive porque existe um percentual relevante de resultados falso-positivos. O resultado desses exames só tem valor quando o paciente apresenta sintomas importantes de doença auto-imune. Em resumo: você precisa ser acompanhada por um reumatologista, um imunologista ou um bom clínico geral. Só um deles poderá lhe orientar quanto à interpretação correta dos resultados dos seus exames.
64 curtidas Curtir
19/05/2017
Enviado Anônimamente
Dr fiz exame e deu nucléolo reagente e os outros não reagentes, o que isso significa?
29 curtidas Curtir
20/05/2017
Eita mas você é teimosa. Já lhe expliquei que as doenças auto-imunes são as mais complexas de todas. Até mesmo os médicos - a maioria deles - não tem a compreensão do que elas vêm a ser. E você insiste para que eu lhe explique, pelo oiaqui, os resultados dos exames para diagnostico dessas complexas enfermidades!!! ?
Vamos lá, vou tentar:
As doenças auto-imunes são também chamadas de doenças de auto-agressão. Ou seja, doenças nas quais o organismo da pessoa agride a si próprio, na escala celular. Nas organizações humanas, numa cidade, ou numa empresa, por exemplo, cada indivíduo cumpre uma função social: umas pessoas limpam as ruas, outras dirigem os ônibus, outras constroem casas, outras dão aulas nas escolas, outras fazem as leis, outras julgam e condenam, etc. Existe um importante grupo de pessoas cujo trabalho é o de defender a todos contra assaltos, roubos, terrorismos, etc. Essas pessoas se chamam "policiais". Pois bem, o corpo humano é parecido com uma cidade, na qual os seus habitantes são as células, com algumas delas fazendo o papel de policiais. Quando alguma bactéria ou vírus invade nosso organismo, nossas células de defesa usam suas armas, que são chamadas "anti-corpos", para destruir os assaltantes, os bandidos, os terroristas. As doenças "auto-imunes" surgem quando, e ainda não sabemos a razão pela qual isso acontece, nossas células policiais começam a usar suas armas para atacar nossos habitantes inocentes, nossas células "comportadas", trabalhadoras, normais. É como se nossos policiais ? de repente virassem bandidos ??‍?, começando a matar e a roubar os seus irmãos, àqueles aos quais deveriam proteger. Tipo, assim o que estão fazendo muitos dos nossos políticos ?.
A cada dia aumenta mais a ocorrência dessas doenças, tais como o Lúpus, a Esclerose múltipla, a Artrite reumatóide, o Vitiligo, as Tireoidites e muitas outras. O diagnóstico preciso dessas doenças é muito difícil. E seu tratamento ainda mais.
Para diagnosticar tais doenças os especialistas fazem uso do FAN, que significa Fator Anti-Nuclear. Ou seja, um exame que diz se estamos produzindo anticorpos que atacam o núcleo (algo como o cérebro) das nossas células. Existem várias tipos de anticorpos, ou seja de FANs, que podem atacar vários grupos específicos de nossas células: células dos olhos, ou dos rins, ou da pele, etc.
Para fazer o exame de FAN os médicos retiram um pouco do nosso sangue, e misturam essa amostra com uma substância florescente, tipo um corante celular, os patologistas identificam quais as partes das nossas células estão sendo agredidas, pois eles aparecerão brilhantes, ao microscópio: se é o núcleo, se é o nucléolo (onde se faz a síntese das proteínas), as mitocôndrias, o citoplasma (um material que circunda o núcleo), ou se é a membrana (a parede que envolve a célula). Se nada brilhar, o exame será normal. Se algum de tais componentes celulares brilhar, o exame será considerado positivo. Mas a coisa é mais complicada, porque algumas vezes um pequeno número de células apresentam brilho em seus componentes e nem assim o resultado poderá ser considerado positivo.
Concluindo: se seu resultado foi positivo para "nucléolo reagente" significa que seus anticorpos estão atacando os nucléolos das suas células.
Agora o seu médico, que precisa entender muito dessas enfermidades, vai interpretar e correlacionar esse achado laboratorial aos resultados de outros exames e aos seus sinais e sintomas clínicos para chegar a um diagnóstico que permita dar um nome para a sua doença. De posse desse nome, o especialista irá buscar na literatura médica um esquema de tratamento que seja mais eficaz para o seu caso. Mesmo sabendo que cada paciente se comporta à sua maneira, quando submetido aos tratamentos medicamentosos. Muitas vezes um esquema de tratamento começa a obter controle da doença e depois de algum tempo já não funciona mais e os sintomas recomeçam.
Enfim, leia muito sobre sua doença, seja tolerante e paciente com você mesma e com seu médico, administre os efeitos dos corticoides, faça caminhadas, natação, pratiquei um esporte, leia muito e se prepare para uma longa batalha contra você mesma.
391 curtidas Curtir
20/05/2017
Enviado Anônimamente
Olá dr poderia me tirar uma dúvida? Estou em um bate e volta de exames, tive fan reagente 1/320 misto de nuclear pontilhado fino e nucleolar pontilhado, ok minha reumato pediu pra eu refazer os exames mas iniciou tratamento para lúpus ja que eu apresento sintomas, taís como o fenômeno de Raynaud e quando refiz os exames o fan deu não reagente em todos mas deu C4 baixo. E agora tenho que refazer tudo de novo e minha reumato descartou o lúpus e agora pesquisa por doença autoimune desmielinizante. eu tenho uma dúvida: o lúpus em remissão pode fazer o exame fan e auto anticorpos estarem normais??porque ela está com suspeita agora de esclerose múltipla mas não acredito que seja. Obrigada
14 curtidas Curtir
30/05/2017
Sua Reumato está desorientada. Sugiro que você procure uma segunda opinião de outro reumatologista. Mas saiba, por vezes o quadro clínico das doenças autoimunes é tão complexo e florido que fica impossível selar um diagnóstico preciso, definitivo.
44 curtidas Curtir
30/05/2017
Enviado Anônimamente
Preciso tirar uma dúvida de meu marido tem esclerodermia sistêmica ha 17 anos faz uso contínuo de azatioprina e teve q fazer exame de Dan para perícia médica. O resultado veio não reagente, isso é possível ou é interferência do medicamento?
14 curtidas Curtir
31/05/2017
São duas as possibilidades:
1. Erro do laboratório.
2. Remissão da doença.
19 curtidas Curtir
31/05/2017
Enviado Anônimamente
Boa noite! Estou ficando doida com uma duvida e imensamente grata se puder me auxiliar. Em 2012 fiz o FAN e deu negativo em tudo. 3 meses depois, eu engravidei e a médica pediu novamente o exame por eu ter tido perdas gestacionais. Fez vários p Lúpus, fator V , e o FAN, que desta vez veio reagente 1/60 , nucléolo homogêneo. Na época não dei importância e tive uma gravidez tranquila. Nestes 5 anos não apresentei nenhum sintoma, não tenho manchas, dores, faço zumba, exercícios aeróbicos, sem nenhum problema. Meus músculos são normais, articulações também, nenhuma mancha na pele nem estiramentos ou ressecamento , nem fenômeno de reynaut. Bom, qdo vi o padrão do meu FAN, me assustei e procurei uma reumato, que disse que esse padrão era para ES, por eu não ter manchas no corpo. Perguntei o fato de 3 meses antes estar tudo zerado e na gravidez ter positivado não seria pelas mudanças ocorridas na gestação, onde ela foi enfática ao dizer que não, que eu tinha adquirido a doença pela gravidez. Questionei o fato de nunca ter tido nenhum sintoma nestes 5 anos, passei por 2 cirurgias estéticas, onde todos os exames foram feitos e tudo normal, mas ela foi enfática! Mas não tenho nenhum sintoma! Nem
arrotar eu arroto! Bom, pediu uma batelada de exames e os primeiros , vhs e proteína C reativa, normais! 0,25 e 5, respectivamente. Minha questão : ela está certa? Posso ter escleredormia sistêmica sem nenhum sintoma em 5 anos??? Pois na face não tenho nada, minha musculatura eh ótima, não tenho queda de cabelo, não sinto fadiga, etc. não poderia a gravidez ter alterado o FAN ao invés de ter desenvolvido a doença pela mesma? E esses 5 anos sem o menor sintoma, eh comum? Estou angustiada, se puder me dar uma luz,,,, grata!
15 curtidas Curtir
01/06/2017
Minha amiga, seu caso envolve uma complexidade com a qual, por não ser um reumatologista, não estou familiarizado. Assim, seria imprudente da minha parte emitir alguma opinião ou conselho. Mas lhe prometo ir em buscar de uma resposta emitida por especialista competente.
Abrá.
25 curtidas Curtir
01/06/2017
Enviado Anônimamente
Boa noite, tenho artrite reumatóide e ha alguns dias comecei a apresentar manchas na pele que pioram quando saio no sol. A minha reumato pediu para fazer exames e o fan deu núcleolo reagente, homogêneo - ela está desconfiando de lúpus. Isso significa que tenho lúpus também?
12 curtidas Curtir
31/05/2017
Sim, essas duas doenças podem surgir em associação, pois têm a mesma origem fisiopatológica. Evite exposição ao sol e procure assistência médica especializada com um bom reumatologista.
13 curtidas Curtir
01/06/2017
Enviado Anônimamente
Boa noite, Dr meu fan deu positivo 1/1280 tenho fenômeno de reynaud, perda de peso ,dor articulação, queda de cabelo e ansiedade. o especialista diz que pode ser lupus mas não definido.desde já fico grata
11 curtidas Curtir
21/06/2017
O lúpus eritematoso é uma enfermidade frequente, principalmente entre mulheres afro-descendentes. Aproximadamente 1 em cada grupo de 150 mulheres da raça negra têm a doença. Dores articulares e perda de peso são ocorrências comuns nessa doença, assim como alterações da pele e doença renal. Você deverá buscar, com urgência, uma reumatologista competente para investigar os diagnósticos diferenciais para seus sintomas. O Lúpus não é incurável. Não continue com esse médico especialista que fica a lhe dizer que "pode ser" um caso de Lúpus. Não é por aí. ?
13 curtidas Curtir
21/06/2017
Enviado Anônimamente
Estou grávida no 8 mês e minhas plaquetas estão 61 daí me pediram o Fan e o resultado deu núcleo positivo e o resto deu negativo. E ai, é de se preocupar?
5 curtidas Curtir
21/06/2017
Sim. O FAN (fator anti-nuclear, ou anticorpo antinuclear) é o exame para o qual um resultado positivo cabe a suspeita de uma doença auto-imune. Agora você deverá buscar os cuidados de um reumatologista, um imunologista ou um clínico geral competente que irá avaliar a qual tipo de FAN REAGENTE seu resultado pertence. A partir daí se iniciará a busca do seu diagnóstico específico (Lúpus, esclerodermia, Cistite intersticial, dermatomiosite,etc).
10 curtidas Curtir
21/06/2017
Enviado Anônimamente
Meu exame FAn deu Positivo No núcleo. Sou surfista e passei quase um mês com dores musculares, porém tenho hipotireoidismo. Minha mãe teve LUPUS e faleceu com complicações e desde então sempre faço os exames. Tô com medo ...
8 curtidas Curtir
21/06/2017
Não se assuste. No passado o lúpus era uma doença incurável. Hoje em dia a situação melhorou muito. Mas você precisa procurar urgente por cuidados de um imunologista, reumatologista ou um bom clínico geral, para que seu diagnóstico seja logo estabelecido com o tratamento eficaz sendo iniciado. Assim você poderá continuar a surfar em paz.
18 curtidas Curtir
21/06/2017
Enviado Anônimamente
Dr
Quando eu tinha 12 anos fui diagnosticada com reumatismo e a pediatra passou remédios em formula e injeções de bezatacil mais não fiz o tratamento completo e há um tempo atrás to sentindo muitos dores nas pernas e nos braços. Ai fiz esse exame o FAN e resultado é não reagente em todos, o que isso quer dizer?
5 curtidas Curtir
21/06/2017
Quer dizer que você não deve ser portadora de uma doença autoimune. Mas você precisa buscar cuidados médicos para que suas queixas de dores apendiculares tenham origem esclarecida.
12 curtidas Curtir
21/06/2017
Enviado Anônimamente
Chatura!
6 curtidas Curtir
21/06/2017
Chatura é tu, cara dura.
106 curtidas Curtir
21/06/2017
Enviado Anônimamente
Dr boa tarde!
Tive chicungunya há 2 meses, desde la não fiquei boa, dores nas articulações, fui pra uma reumato ela passou uma medicação e pediu que com um mes eu voltasse la com exames de sangue q ela solicitou. O exame FAN deu 1/1280 padrao nucelar homogêneo. A dra deu cem por cento de certeza de ser Lupus. Esse diagnostico procede? Procuro outro reumato, ou repito o exame?

abs e obg!
5 curtidas Curtir
22/06/2017
O FAN é o exame mais importante no diagnóstico das doenças articulares de origem autoimune. Mas nem sempre sua positividade indica doença. O Chicungunya ainda é uma doença pouco conhecida, sendo possível que desencadeie síndrome autoimunes. Enfim, talvez o diagnóstico de Lúpus (LES) definido por sua medica tenha sido precipitado. Seria prudente você levar seus exames para uma segunda opinião a ser emitida por outro reumatologista.
12 curtidas Curtir
22/06/2017
Enviado Anônimamente
Quando o exame fan apresenta reagente para núcleo e citoplasmas e não reagente para os outros, pode ser reumatismo ou outras doenças? Há pouco tempo meu pai apresentou umas manchas arroxeadas no pé, no mesmo lado em q ele sente dor nas articulações. Eu gostaria de entender o resultado.
9 curtidas Curtir
01/07/2017
A pesquisa de auto-anticorpos contra antígenos celulares, também conhecida como fator antinúcleo ou FAN, tem grande utilidade na investigação de doenças auto-imunes. No entanto, com o aparecimento de metodologias progressivamente mais sensíveis, houve um aumento na detecção de padrões com pouca especificidade diagnóstica. Cerca de 15 % das pessoas saudáveis podem ter FAN positivo, ou seja, um resultado alterado nem sempre implica na presença de uma doença reumática. E, a valorização de um resultado positivo de FAN depende do padrão observado e dos títulos detectados. Enquanto alguns deles são bastante característicos de determinadas doenças auto-imunes, outros têm pouca especificidade e podem estar presentes em pessoas sadias, como já dito, ou em portadores de condições clínicas não relacionadas com auto-imunidade. Portanto, a adequada interpretação desse resultado de FAN e sua correlação com dados clínicos, como no caso do seu pai (manchas de pele e dor articular) requer uma consulta médica com um reumatologista, para elucidação diagnóstica a fim de estabelecer se as alterações clínicas mencionadas podem ou não ter associação com esse resultado do FAN.

Bruna Aurora Nunes Cavalcante Castro Reumatologista -CRM 384-PI
16 curtidas Curtir
03/07/2017
Enviado Anônimamente
Adorei a explicação que deu para a "teimosa" sobre como funciona o sistema imune ... Usa-lo_ei com certeza , grata !
71 curtidas Curtir
10/08/2017
Enviado Anônimamente
Boa noite ,fiz o exame Fan e deu reagente para Nucleo e Placa Metafasica , titulo 1/160 pontilhado fino denso..Junto ao Fan fiz uma ecografia Abdominal total e descobrimos que meu rim direito está super pequeno,medindo cerca de 6 cm apenas ,o esquerdo está normal ..Retornei na Médica Clinica e ela disse que não preciso me preocupar e me encaminhou para um Nefrologista ..ela não disse nada do Fan,eu questionei e ela só me respondeu estar normal.Os exames foram pedidos baseados em dores constantes no meu corpo ,fadiga muscular e cansaço extremo.Eu tinha doença de graves e fiz o tratamento com Iodo Radioativo 15 mci e hoje estou com hipotiroidismo..Minha pergunta é : Procuro algum outro profissional ou não devo realmente me preocupar ? Desde já agradeço a atenção.Ps: Nos exames também incluem T3 T4 e Ths e estão normais .
2 curtidas Curtir
14/08/2017
O achado de um rim pequeno indica a necessidade de avaliação com um nefrologista. Ele investigará a causa dessa condição: você pode ter um rim pequeno congênito (rim hipoplasico) ou um estenose de artéria renal, ou uma sequela de pielonefrite crônica, etc. O nefrologista ira esclarecer a causa do rim pequeno e analisará se existe uma hipertensão arterial associada. O lúpus é uma doença de todo o organismo: ele morde os rins, agride o coração, arranha os olhos, inflama as artérias, danifica o cérebro e outras malvadezas mais. Você precisa ler muito sobre a doença, aprendendo a administrá-la. A pessoa não se cura do lúpus, mas pode aprender a conviver com ele. Pratique alguma atividade física, nunca deixe de trabalhar e se estiver insegura quanto à sua medica atual, procure uma segunda opinião com reumatologista.
16 curtidas Curtir
14/08/2017
Enviado Anônimamente
Agradeço a atenção, já estou com a consulta agendada para o Nefrologista e quanto a procurar outro médico , infelizmente eu achei ela muito vaga nas explicações, não que eu quisesse receber um diagnóstico, mas fiquei com várias dúvidas com relação ao Fan e a única resposta me dada foi ,está tudo normal .Irei sim procurar um Reumatologista pois com a saúde não se brinca .
5 curtidas Curtir
15/08/2017
👍🏼 Boa sorte. E faça, sempre que possível, caminhadas diárias de 30 minutos. Faz muito bem.
11 curtidas Curtir
15/08/2017
Enviado Anônimamente
BOA TARDE.
Fiz o exame Fan e deu reagente para Nucleo e Placa Metafasica , titulo 1/160 PADRAO pontilhado fino denso.
Os exames foram pedidos baseados em dores constantes no meu corpo ,Muita fadiga muscular, cansaço extremo e tonturas com vontade de vomitar.vou completar 58 anos.
pode ser lupus???
9 curtidas Curtir
16/08/2017
Sim, pode ser lúpus, assim como pode ser muitas outras doenças auto-imunes. Consulte uma reumatologista ou um clínico geral.
11 curtidas Curtir
16/08/2017
Enviado Anônimamente
Sinto dores ha anos mas ultimamente tenho tido palpitações dores e cansaço imenso no afazeres simples como pentear o cabelo da minha filha mas no punho e musculos e as vezes meus dedos travam pode ser lúpus?
1 curtida Curtir
23/10/2017
FIBROMIALGIA: esse é o nome da malvada. Procure um ortopedista, um bom clinico geral ou um reumatologista. E comece a praticar atividades físicas.
16 curtidas Curtir
24/10/2017
Enviado Anônimamente
Olá boa noite!
Fiz o exame Fan e deu, núcleo:Reagente
Padrão: misto nuclear pontilhado fino e pontos isolados, título 1:160.
Minha dúvida: Deveria me preocupar com esse resultado? O clínico que me pediu esse exame me informou que tenho pré disposição para reumatismo, no entanto me orientou a procurar um especialista somente eu tiver algum sintoma da doença.
Deveria me preocupar com esse diagnóstico?
Devo procurar o especialista?
2 curtidas Curtir
27/10/2017
Sim, você deverá consultar um reumatologista para avaliar se é portadora de alguma doença autoimune.
9 curtidas Curtir
27/10/2017
Enviado Anônimamente
Boa tarde, recebi um laudo de um exame e veio assim:

Poliartralgia aditiva.

F Reumatóide = 25,44 UI/ml
PCR = 1,13 mg/dl
FAN = Núcleo reagente/placa metafásica reagente
VHS = 44

Ainda vou levá-lo a um Reumatologista, mas a espera por um me deixa ansioso. Se puder me esclarecer, agradeço.
3 curtidas Curtir
27/10/2017
A correta interpretação desse resultado deverá ser feita através de correlação com seus dados clínicos. Portanto, consulte um reumatologista.
5 curtidas Curtir
27/10/2017
Enviado Anônimamente
Fiz um exame de fan deu apenas um reagente citoplasma.. Posso estar com lúpus?! Mas sinto uma alergia enorme..tinha muitas dores.. O reumatologista me indicou.. Predinisona e REUQUINOL.. O que faço?
4 curtidas Curtir
27/10/2017
Ora, faço o que o médico lhe indicou. Se vc está insegura, obtenha uma segunda opinião com outro reumatologista.
15 curtidas Curtir
27/10/2017
Enviado Anônimamente
Parabéns doutor.... informações valiosíssimas.!!!
13 curtidas Curtir
02/03/2019

36.999.499
Acessos

45.821
comentários

14.126
respostas