fale livremente,
você não precisa se identificar

1.635
Acessos

2
curtidas

0
comentários
Home > Doutor eu e minha irmã fizemos o FAN. O meu deu 1:80 com núcleo e aparelho mitótico re...
#37082
Enviado Anônimamente 04/02/2018


Doutor eu e minha irmã fizemos o FAN. O meu deu 1:80 com núcleo e aparelho mitótico reagentes; sinto dores nas articulações, principalmente nos joelhos. O dela deu 1:160 com nucléolo reagente. Ela tem a imunidade muito baixa, alergias e reclama constantemente de dores pelo corpo. O médico que viu os exames nos assustou fazendo um grande alarde sobre os resultados. Mediante esses sintomas, devemos nos preocupar com os resultados?


Primeiramente, é preciso deixar claro que o FAN ,assim como qualquer exame laboratorial, é sempre um exame complementar. Isso quer dizer que a interpretação do resultado depende das suspeitas clínicas iniciais levantadas pelo médico que o solicitou. Um resultado isolado não é capaz de definir nenhum diagnóstico.E, se persistir a dúvida diagnóstica após
a avaliação do resultado, o paciente deve ser encaminhado a um reumatologista.
Mas vale dizer que um resultado positivo de FAN nem sempre se associa a doenças reumáticas auto-imunes. Cerca de 15% da população saudável pode ter FAN reagente(positivo).
Com relação ao seu relato de queixas de dores articulares , é preciso lembrar que na população geral elas são muito comuns e, na maioria das vezes, são decorrentes de tendinopatias, bursites ou artrose. No entanto, somente um médico pode determinar qual a origem real da sua dor e se ela pode ter associação com o resultado do seu FAN.
No caso da sua irmã, também valem essas considerações feitas acerca do FAN. Dores persistentes pelo corpo também são queixas muito comuns que podem se associar a diversas condições, como doenças endócrinas, neurológicas e reumáticas.A doença reumática que mais se relaciona a esta queixa é a fibromialgia que não tem nenhuma correlação com este FAN positivo. Sobre esse relato de “ imunidade baixa e alergias” é necessária a coleta de
uma boa história clínica para checar realmente essa informação e estabelecer as correlações adequadas.
Diante de tudo que foi falado, fica evidente que somente através da consulta médica com um especialista(reumatologista) é possível chegar a um diagnóstico que permita uma orientação caso a caso.
Espero ter ajudado.

Dra Bruna Aurora Nunes Cavalcante Castro Reumatologista -CRM 3846-PI
0 Comentários 2 curtidas

38.179.077
Acessos

45.821
comentários

14.349
respostas