fale livremente,
você não precisa se identificar

1.063
Acessos

0
curtidas

3
comentários
Home > Cerqueira, que loucura, aonde chegamos (nossa cultura brasileira do jeitinho, de se gabar ...
#5309
Enviado Anônimamente 05/09/2013

Cerqueira, que loucura, aonde chegamos (nossa cultura brasileira do jeitinho, de se gabar em levar vantagem ou de ganhar sem o merecimento, de pensarmos que nossos superiores são vilões, etc). As pessoas se vigiam, "entregam" umas as outras, mentem, inventam, etc. "who watches the watchmen?" e as empresas usam disso para buscar melhorias.

Pois bem, pelo o que estudei (casos teóricos e práticos) e por onde andei profissioalmente, vi que as empresas conseguiram mudar essa perspectiva interna com EDUCAÇÃO. É, é isso mesmo....educação organizacional.

As pessoas devem passar por um processo de aprendizado com o objetivo de mudança de hábitos, dos mais básicos (jogar papel de uma bala no chão, fechar uma porta do banheiro, limpar o que sujou, orientar auguem mesmo não sendo sua função, estar disposto a ajudar, etc) aos mais complexos (raciocínio, lógica, boa fluência verbal, tomada de decisões, etc). E isso, é relativamente fácil. É um trabalho de conscientização.

O que é difícil mesmo é a pedra fundamental, necessária para iniciar esse processo: o comprometimento. O comprometimento leva ao interesse, dedicação, vontade de crescer e atingir os objetivos (da empresa e o pessoal), disponibilidade...Daí a importância de uma ACERTADA seleção e escolha de novos profissionais (o novato mostra nos olhos a empolgação? Sabe se comunicar bem? Sabe se relacionar com as pessoas?) e o início da tal da educação aos que já estão na empresa, identificando quem está comprometido, quem pode se tornar, e, quem não tem nenhum interesse nisso para desligamento.

O que acontece de fato: os "gestores" olham pra isso e dizem: "rum, que besteira" ou "mas isso aí é difícil demar, mininu" e a bola de neve cresce..e cresce..oiaqui, capitão!

TAÍ, ACHEI VANTAGEM NESSE DISCURSO. VAMOS LER DE NOVO?
3 Comentários 0 curtidas
3 COMENTÁRIOS
Enviado Anônimamente
Esssa ferramenta "oiaqui" ,dita como um canal de comunicação, que serve para ajudar a gestão, nada mais é que o melhor meio de destruir as pessoas que trabalham na empresa. Concordo plenamente com seu texto, mas a direção não quer que seus funcionários atinjam esse nível de excelência. É igual ao "coronelismo": todos tem que ficar no cabresto. Quem tenta fazer diferente, ou melhor, o certo logo logo estará na rua. O primeiro a te perseguir é o Aloisio Luz (carcará sanguinolento). Na Medimagem é assim:" o de cima( lucro) sobe, e o de baixo ( funcionários) desce". Sei que não postará esse comentário, pois além de tudo a censura come solta nesse oiaqui! !!!
0 curtidas Curtir
06/09/2013
RAPAZ, PRA QUE TANTA AMARGURA, ÓDIO, TANTO RANCOR? DR. ALOÍSIO, PERSEGUINDO ALGUÉM? NUNCA VI ISSO, UMA SÓ VEZ, NESSES ANOS TODOS DE CONVIVÊNCIA COM ELE. PELO CONTRÁRIO, ALOÍSIO SEMPRE BUSCA A CONCILIAÇÃO, O ACORDO, UMA OUTRA CHANCE. E VOCÊ NÃO IMAGINA O QUANTO ELE TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ E AMIZADE ENTRE NÓS! POR OUTRO LADO, TUA VISÃO DE QUE O LUCRO ESTÁ DE UM LADO, E O FUNCIONÁRIO ESTÁ DO OUTRO, É PERDEDORA. ORA, O LUCRO É A RECOMPENSA JUSTA PELO TRABALHO BEM FEITO, PELA PREFERÊNCIA DOS CLIENTES, PELA UNIÃO DO GRUPO. SÓ O LUCRO PERMITE QUE OS SALÁRIOS, OS IMPOSTOS, AS FÉRIAS, OS INVESTIMENTOS E TODOS OS INCENTIVOS SEJAM OFERECIDOS. SEM O LUCRO SURGE O PREJUÍZO, A FALÊNCIA, O DESEMPREGO. SOMOS UMA EMPRESA ALEGRE, UNIDA, QUE CRESCE E INVESTE EM NOSSA TERRA. TEU LUGAR NÃO É CONOSCO. TUA AMARGURA NÃO CABE AQUI.
ADEUS, AMARGA!! XÔ, URUBÚ!!
0 curtidas Curtir
06/09/2013
Enviado Anônimamente
Tenho apenas 1(uma) semana de empresa, e aqui posso ver que é uma grande familia, todos se tratando super bem, e o salário nossa essa é a melhor parte, acho que você esta reclamando de barriga cheia, tenha a certa que tem outros Hospitais de Teresina com um salário de fazer pena. Acho que você meu colega nunca ficou em um sinal de tránsito, tentando vender jornal mas eu sim, um trabalho digno como outro qualquer e não era porque eu tivesse nescessidade mas sim porque sempre quiz ser independente. e tenho seguido um conselho dito pelo Dr:Leia..Leia e Leia....e já tomei minha decisão, farei minha faculdade de DIREITO, sou uma mistura de formiga...trabalho sem cesar e um Aguia voa alto e enxerga longe!!

Obrigado Dr pelo concelho que o senhor deu a outro intrevistato e que acabou servindo pra me motiva muito, DEUS abençoe o senhor sempre, e saiba que vou estudar pra poder crescer junto com a sua empresa!!.
0 curtidas Curtir
07/09/2013

Enviado Anônimamente
vamo começar?
0 curtidas Curtir
10/09/2013

37.675.505
Acessos

45.821
comentários

14.274
respostas