fale livremente,
você não precisa se identificar

490
Acessos

1
curtidas

0
comentários
Home > Boa tarde, Dr! Tudo bem? Há 5 dias tive um aborto espontâneo, a Obstetra havia solicit...
#46403
Enviado Anônimamente 04/04/2022

Boa tarde, Dr! Tudo bem?

Há 5 dias tive um aborto espontâneo, a Obstetra havia solicitado alguns exames, dentre os exames, realizei o exame FATOR ANTI- NUCLEAR(HEP2) , tendo como resultado

NÚCLEO: REAGENTE
PLACA METAFÁSICA CROMOSSÔMICA: REAGENTE

CONCLUSÃO: PADRÃO NUCLEAR PONTILHADO FINO DENSO
TÍTULO 1:80.

Estou perdida e com muitas dúvidas, pelo resultado apresentado será que tenho Lúpus?

Desde já, obrigada pela atenção!

Att, PJRA.

A interpretação dos resultados dos exames de investigação de autoanticorpos pelo método IFI (imunoflorescência indireta), utilizando células HEP 2, é complexa e pode resultar em muitos resultados falso-positivos (1 em cada grupo de 5 testes). Além disso, títulos iguais a 1:80 (como é seu caso) estão num nível limite para positividade. Pessoas com doença autoimune costumam apresentar titulações acima de 1: 160. É importante, ainda, ressaltar que o uso de alguns medicamentos, assim como infecções virais recentes podem causar positividade para o FAN, sem que isso signifique que se trata de um resultado positivo para Lúpus ou alguma outra doença autoimune.

Um resultado como o seu, no qual a conclusão afirma: PADRÃO NUCLEAR PONTILHADO FINO DENSO, COM TÍTULO DE 1:80, pode ser encontrado em indivíduos normais.

Em resumo: a interpretação desse exame é complexa, depende de integrações clinico-laboratoriais intrincadas e deve ser feita por médico especialista em doenças autoimunes. Por isso, embora seu exame me pareça não indicar existência de Lúpus, precisa ser analisado por um imunologista ou por uma reumatologista.

0 Comentários 1 curtida

38.112.513
Acessos

45.821
comentários

14.344
respostas