fale livremente,
você não precisa se identificar

15.481.523
Acessos

44.703
comentários

10.486
respostas

#40411
Remetente não identificado 28/07/2018

Olá! O FAN é um exame laboratorial cuja positividade decorre da presença de auto-anticorpos dirigidos contra elementos celulares presentes no núcleo , citoplasma, nucléolo ou outras estruturas. Porém, cerca de 15 % das pessoas saudáveis podem ter FAN positivo, ou seja, um resultado alterado nem sempre implica na presença de uma doença reumática auto-imune. 

Em relação à titulação, consideramos um exame positivo aquele com o título mínimo de 1/80, como foi o seu caso. E, de fato, quanto mais baixo o título, menor a chace de associação com doenças reumáticas. 

De todo modo, cumpre sempre lembrar que como qualquer exame laboratorial, o FAN é um exame complementar à avaliação médica e, isoladamente, não é suficiente para dar nenhum diagnóstico. 

A valorização de um resultado positivo de FAN depende do padrão observado e dos títulos detectados num contexto clínico que deve ser avaliado por um médico especialista, no caso um reumatologista. 


Espero ter ajudado.

Dra Bruna Aurora Nunes Cavalcante Castro 

Reumatologista CRM 3846

Respondido em 29/07/2018
1 Comentário 3 curtidas    68 Acessos
#9697
Remetente não identificado 09/07/2014

O resultado desse exame deve ser interpretado por um medico. De qualquer modo, vou tentar explicar-lhe: A lactose depois de digerida produz duas moléculas: a glicose e a galactose. Para fazer este teste o paciente ingere em jejum um líquido com dose concentrada de lactose. Em seguida,durante duas horas, obtém-se várias amostras de sangue para medir o nível de glicose, que reflete a digestão do açúcar do leite. Se a lactose é "quebrada" pela digestão, os niveis de açucar no sangue sobem (o paciente näo tem a doença). Se a lactose não é "quebrada", o nível de glicose no sangue não aumentará e, conseqüentemente, o diagnóstico de intolerância à lactose será confirmado. Um detalhe: este exame não é indicado para crianças pequenas.


VAMOS RESUMIR A INTERPRETAÇÃO:

  1. ANOTE NUM PAPEL O VALOR DA SUA GLICEMIA BASAL (OU DE JEJUM):SUPONHA QUE TENHA SIDO 89.
  2. SOME A TAL VALOR O NÚMERO 20.

    OU SEJA: 89 + 20 = 109.

  3. COMPARE ESSE NÚMERO (NO CASO DO EXEMPLO ACIMA: 109) AOS VALORES DE SUAS GLICEMIAS DOSADAS APÓS A INGESTÃO DA LACTOSE.

- SE UM DE TAIS VALORES ESTIVER IGUAL OU ACIMA DE 109, VOCÊ NÃO É PORTADORA DE INTOLERANCIA À LACTOSE.

- SE AS DOSAGENS DE GLICEMIA ESTIVEREM ABAIXO DE 109 VOCÊ É PORTADORA DA ENFERMIDADE.

Respondido em 10/07/2014
971 Comentários 938 curtidas    859660 Acessos
#30855
Remetente não identificado 20/05/2017

Eita, taí uma pergunta difícil, pois as doenças auto-imunes são as mais complexas de todas. Até mesmo os médicos - a maioria deles - não tem a compreensão do que elas vêm a ser. E você propõe que eu lhe explique, pelo oiaqui, os resultados dos exames para diagnostico dessas enigmáticas enfermidades!

Vamos lá, vou tentar:

As doenças auto-imunes são também chamadas de doenças de auto-agressão. Ou seja, doenças nas quais o organismo da pessoa agride a si próprio, na escala celular. Nas organizações humanas - numa cidade, ou numa empresa, por exemplo - cada indivíduo cumpre uma função social: umas pessoas limpam ruas, outras dirigem ônibus, outras constroem casas, outras dão aulas nas escolas, outras fazem as leis, outras julgam e condenam, etc. Nessa distribuição coletiva do trabalho existe um importante grupo de pessoas cuja função é de defender a todos contra assaltos, roubos, terrorismos, etc. Essas pessoas se chamam "policiais". Pois bem, o corpo humano é parecido com uma cidade, na qual os seus habitantes são as células, com algumas delas fazendo o papel de "defensores dos inocentes". Quando alguma bactéria ou vírus invade nosso organismo, nossas células de defesa usam suas armas, que são chamadas "anti-corpos", para destruir os assaltantes, os bandidos, os terroristas. As doenças "auto-imunes" surgem quando, e ainda não sabemos a razão pela qual isso acontece, nossas células policiais começam a usar suas armas para atacar nossos habitantes inocentes, nossas células "comportadas", trabalhadoras, normais. É como se nossos policiais, de repente, virassem bandidos, começando a matar e a roubar os seus irmãos, aqueles aos quais deveriam proteger. Tipo, assim o que estão fazendo muitos dos nossos políticos...

A cada dia aumenta mais a ocorrência das doenças auto-imunes, tais como o Lúpus, a Esclerose múltipla, a Artrite reumatóide, o Vitiligo, as Tireoidites e muitas outras. O diagnóstico preciso dessas doenças é muito difícil. E seu tratamento ainda mais.

Para diagnosticar tais enfermidades os especialistas fazem uso do FAN, que significa Fator Anti-Nuclear. Ou seja, um exame que diz se estamos produzindo anticorpos que atacam o núcleo (algo como o cérebro) das nossas células. Existem várias tipos de anticorpos, ou seja de FANs, que podem atacar grupos específicos de nossas células: células dos olhos, ou dos rins, ou da pele, etc.

Para fazer o exame de FAN os médicos retiram um pouco do nosso sangue e misturam essa amostra com uma substância florescente, tipo um corante celular. Em seguida, os patologistas identificam quais as partes das nossas células estão sendo agredidas, pois eles aparecerão brilhantes ao microscópio: se é o núcleo, se é o nucléolo (onde se faz a síntese das proteínas), as mitocôndrias, o citoplasma (um material que circunda o núcleo), ou se é a membrana (a parede que envolve a célula). Se nada brilhar, o exame será normal. Se algum de tais componentes celulares brilhar, o exame será considerado positivo para aquele elemento celular. Mas a coisa é mais complicada, porque algumas vezes um pequeno número de células apresentam brilho em seus componentes e nem assim o resultado poderá ser considerado positivo.

Concluindo: se seu resultado foi positivo para "nucléolo reagente" significa que seus anticorpos estão atacando os nucléolos das suas células.

Agora o seu médico, que precisa entender muito dessas enfermidades, vai interpretar e correlacionar esse achado laboratorial aos resultados de outros exames e aos seus sinais e sintomas clínicos, para chegar a um diagnóstico que permita dar um nome à sua doença. De posse desse nome, o especialista irá buscar na literatura médica um esquema de tratamento que seja mais eficaz para o seu caso, mesmo sabendo que cada paciente se comporta à sua maneira, quando submetido aos medicamentos. Muitas vezes um esquema de tratamento começa a obter controle da doença e depois de algum tempo já não funciona mais e os sintomas recomeçam.

Enfim, leia muito sobre sua doença, seja tolerante e paciente com você mesma e com seu médico, administre os efeitos adversos dos corticoides, faça caminhadas, natação, pratiquei um esporte, leia muito e se prepare para uma longa batalha contra você mesma.

Respondido em 20/05/2017
6 Comentários 36 curtidas    22831 Acessos
#40398
Remetente não identificado 27/07/2018

Ama é nada

Se amasse

Não seria

Tão malvada.

Respondido em 28/07/2018
2 Comentários 19 curtidas    100 Acessos
#40418
Remetente não identificado 29/07/2018

Pois você tá muito chique, muito “sensivel”!! 🙄

Respondido em 29/07/2018
0 Comentários 16 curtidas    58 Acessos
#40416
Remetente não identificado 29/07/2018

☹️

Respondido em 29/07/2018
0 Comentários 10 curtidas    47 Acessos
#40384
Remetente não identificado 26/07/2018

Que maravilha, São Pedro

a tua Dorinha

Ah, se eu encontrasse

alguém igual

pra alegrar a vida minha.


Respondido em 28/07/2018
1 Comentário 10 curtidas    41 Acessos
#40385
Remetente não identificado 26/07/2018

Gostei da tua rimazinha...

Mas, me diz:

A cozinha da Sodexo

está assim tão ruinzinha??

Respondido em 28/07/2018
2 Comentários 14 curtidas    82 Acessos
#40415
Remetente não identificado 29/07/2018

Na segunda cuidarei disso.

Respondido em 29/07/2018
0 Comentários 13 curtidas    51 Acessos
#40406
Remetente não identificado 28/07/2018

Se você é mulher, organizada, tem capacidade de liderança, gosta de cuidar de pessoas, aprecia trabalho conduzido por protocolos e rotinas e é dotada de um caráter firme, deverá optar por Farmácia.

Se você é homem, tem por objetivo de vida obter glória e poder, gosta muito de ler e redige bons textos, tem caráter fluido e adaptável, não gosta de obedecer regras e tem personalidade competitiva, deverá optar por Direito.

Entenda, eu não acho justo que o mundo assim seja. Mas, infelizmente, assim é. Está mudando, porém muito lentamente.

Respondido em 28/07/2018
0 Comentários 10 curtidas    25 Acessos
 < 1 2 3 4 5 6 >  Última
Nossos Videos

O que uma garrafa de refrigerante faz com seu corpo


Veja todos os videos
oiaqui.com

Teresina - Piauí


15.481.523
Acessos

44.703
comentários

10.486
respostas
Nossos Vídeos

O que uma garrafa de refrigerante faz com seu corpo


Veja todos os videos