fale livremente,
você não precisa se identificar

384
Acessos

0
curtidas

0
comentários
Home > Tenho 58 anos, sou hipertenso com pressão controlada. Recebi resultado de uma angiografia...
#46069
Enviado Anônimamente 23/12/2021

Tenho 58 anos, sou hipertenso com pressão controlada. Recebi resultado de uma angiografia:
Medidas:
Anel valvar aórtico: 3,3 cm
Seio de Valsalva: 4,3 cm
Junção sinal tubular: 3,9 cm
Segmento ascendente: 4,6 cm
Segmento transverso: 3,5 cm
Segmento descendente: 2,9 cm

Impressão diagnóstica:
Aneurisma do segmento ascendente da aorta torácica, com 4,6 cm de diâmetro máximo, associado a ectasia do seio de Valsalva.
Meu cardiologista que me acompanha desde os 30 anos, falou que agora que controlar melhor a pressão arterial e fazer acompanhamento anual e que não ficasse grilado. Devo me preocupar? Agora não consigo parar de pensar nisso.

Realmente, as medidas dos diâmetros liminares dos diversos segmentos do seu arco aórtico se apresentam aumentados. Isso significa que você é portador de uma dilatação aneurismática da aorta torácica. Mas você não deverá se inquietar com isso, pois o risco de rotura é muito baixo, principalmente se a pressão arterial está controlada. Portanto, mantenha sua pressão arterial sempre controlada, adote uma dieta pobre em gordura (consulte uma nutricionista), não fume, durma 8 horas por dia, evite álcool, reduza seu peso corporal e faça consultas semestrais com o cardiologista. Assim fazendo você chegará aos 85-90 anos, sem necessidade de cirurgias aorticas.

0 Comentários 0 curtidas

36.997.523
Acessos

45.821
comentários

14.126
respostas