fale livremente,
você não precisa se identificar

1.258
Acessos

0
curtidas

1
comentários
Home > Elegância Descobri que a palavra “elegante”, eleg+ante, se refere à pessoa que quer ...
#1380
Enviado Anônimamente 12/01/2013

Elegância
Descobri que a palavra “elegante”, eleg+ante, se refere à pessoa que quer eleg-er a si própria, ser eleg-ida, eleita, escolhida por qualidades e virtudes especiais. Estas qualidades podem ser exteriores, como a moldura de um quadro, ou interiores, como a tela, a qualidade da obra de arte. Os eleitores podem estar fora, (avaliação feita pelos outros), ou dentro da própria pessoa (a autoavaliação).
Nas academias cuida-se e exibe-se a moldura, a aparência. O que vale, aí, é a estética e um pouco de etiqueta, que é a etiquette, a pequena ética. Nas leituras, nos estudos, nas palestras de desenvolvimento cultural e pessoal, cuida-se da tela, da essência, da pessoa que se é, nas áreas intelectual e ética.
Cá entre nós, é preocupante a desproporção míope que se tem visto entre o esforço e o tempo gastos na academia para o aprimoramento físico, e a dedicação muito menor para o desenvolvimento da personalidade. Será que é só porque é mais fácil puxar ferro do que alongar as ideias?
Elegância para quê?
Se o desejo de ser elegido, eleito, se a busca da elegância e do desenvolvimento tiverem como contratante a empresa Vaidade, Voracidade, Arrogância & Cia., o resultado não será bom, nem para a pessoa, nem para a sociedade. O melhor contrato é com o Bem-estar Pessoal (a satisfação de perceber-se em saudável desenvolvimento) e o vínculo com o Bem-estar Social (a satisfação de perceber-se útil para o bem-estar coletivo).
Equilíbrio é a meta
Muitas pessoas se especializam na aparência, deixando a essência de lado. Resultado? Saem bem na foto, mas vão mal no filme. Todos nós conhecemos quem tem muita etiqueta (a pequena ética, dos modos à mesa, do “ladies first” do muito obrigado etc.), mas atua frente aos outros com ética muito pequena. Outras pessoas desenvolvem-se bem na sua essência, mas têm inibições para cuidar também da aparência; alegam falta de tempo, falta de paciência etc.
Mens sana in corpore sano? Claro. Mas há o risco de mens parva (pequena) in corpore super-malhatus.
Corpos elegantes e personalidades interessantes, elegantes e éticas. O desenvolvimento deve ser harmônico, para que a avaliação dos outros e a autoavaliação levem você a um estado de verdadeiro bem-estar adulto.
Afinal, você passará toda a sua vida consigo mesmo – portanto, é bom tratar de tornar-se uma boa pessoa, aquela que você realmente admire!

QUE BELO TEXTO !!! TODAVIA, EMBORA GENIALMENTE ELABORADO, SOFISMANDO PRÁ VALER, ELE CONTÉM UM DISCURSO QUE SÓ ARRANHA A SUPERFÍCIE DO TEMA. VAMOS LÁ - A POLÊMICA COLOCADA VERSA SOBRE : É MAIS IMPORTANTE MALHAR O CORPO, DESPREZANDO A MENTE; OU VALORIZAR OS CONHECIMENTOS, E DESPREZAR OS ATRIBUTOS FÍSICOS ? PRIMEIRO, AS DUAS OPÇOES NÃO PRECISAM SER ANTAGÔNICAS, EXCLUDENTES. SEGUNDO, A CURIOSIDADE CULTURAL É UM ATRIBUTO FAMILIAR E SOCIAL. PRA VOCÊ TORNAR ALGUÉM CULTO, CURIOSO POR CONHECIMENTOS, TEM QUE COMEÇAR EDUCANDO A AVÓ, DIZEM OS JUDEUS. OU SEJA, LER É UM HÁBITO QUE SE ADQUIRE DE PEQUENO, NO AMBIENTE FAMILIAR. ALÉM DISSO, O AMBIENTE SOCIAL E O SISTEMA EDUCACIONAL, A ESCOLA, TAMBÉM TÊM UM PAPEL CRUCIAL. DA MESMA MANEIRA É O CULTO À APARÊNCIA FÍSICA. QUANTAS FAMILIAS NÃO CONHECEMOS EM QUE HÁ DUAS/TRÊS GERAÇÕES SEGUIDAS DE CAMPEÕES DE JUDÔ, OU DE NATAÇÃO ? POR OUTRO LADO, HÁ A QUESTÃO DOS INSTINTOS, DA BUSCA DO SUCESSO REPRODUTIVO, QUE TROUXEMOS EM NOSSOS GENS, E QUE NOS EMPURRAM EM DIREÇÃO DA PARCEIRA QUE PARECE MAIS SAUDÁVEL, O QUE GERARÁ UMA DESCENDÊNCIA COM MAIORES CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA. E TEM MAIS INGREDIENTE INDICADOR DA COMPLEXIDADE DO TEMA: HÁ ESTUDOS MOSTRANDO QUE QUANDO VOCÊ SE DEDICA A ATIVIDADES FÍSICAS, PRINCIPALMENTE AS AERÓBICAS (CAMINHADAS, CORRIDAS, NATAÇÃO) SUAS ATIVIDADES CEREBRAIS, SEUS ATRIBUTOS MENTAIS MELHORAM ... OU SEJA: VOCÊ FICA MAIS INTELIGENTE !! O SENSATO SERIA LARGAR ESTA POLÊMICA SOBRE O QUE É MELHOR, E FAZER OS DOIS: ACADEMIA DIA SIM/DIA NÃO + BOA LEITURA DIA SIM/DIA NÃO !!
1 Comentário 0 curtidas
1 COMENTÁRIOS
Enviado Anônimamente
é isso aí,dr.concordo,leitura então,é fundamental,existe muitos marmanjos atleticos como tamb moças atleticas de conhecimento e cultura zero...pouco com eles se conversa...não sai nada de valor...
0 curtidas Curtir
13/01/2013

37.397.719
Acessos

45.821
comentários

14.208
respostas