fale livremente,
você não precisa se identificar

38.211
Acessos

85
curtidas

8
comentários
Home > Dr fiz exame do FAN e deu nucléolo reagente e os outros não reagentes, o que isso sign...
#30855
Enviado Anônimamente 20/05/2017


Dr fiz exame do FAN e deu nucléolo reagente e os outros não reagentes, o que isso significa?

Eita, taí uma pergunta difícil, pois as doenças auto-imunes são as mais complexas de todas. Até mesmo os médicos - a maioria deles - não tem a compreensão do que elas vêm a ser. E você propõe que eu lhe explique, pelo oiaqui, os resultados dos exames para diagnostico dessas enigmáticas enfermidades!

Vamos lá, vou tentar:

As doenças auto-imunes são também chamadas de doenças de auto-agressão. Ou seja, doenças nas quais o organismo da pessoa agride a si próprio, na escala celular. Nas organizações humanas - numa cidade, ou numa empresa, por exemplo - cada indivíduo cumpre uma função social: umas pessoas limpam ruas, outras dirigem ônibus, outras constroem casas, outras dão aulas nas escolas, outras fazem as leis, outras julgam e condenam, etc. Nessa distribuição coletiva do trabalho existe um importante grupo de pessoas cuja função é de defender a todos contra assaltos, roubos, terrorismos, etc. Essas pessoas se chamam "policiais". Pois bem, o corpo humano é parecido com uma cidade, na qual os seus habitantes são as células, com algumas delas fazendo o papel de "defensores dos inocentes". Quando alguma bactéria ou vírus invade nosso organismo, nossas células de defesa usam suas armas, que são chamadas "anti-corpos", para destruir os assaltantes, os bandidos, os terroristas. As doenças "auto-imunes" surgem quando, e ainda não sabemos a razão pela qual isso acontece, nossas células policiais começam a usar suas armas para atacar nossos habitantes inocentes, nossas células "comportadas", trabalhadoras, normais. É como se nossos policiais, de repente, virassem bandidos, começando a matar e a roubar os seus irmãos, aqueles aos quais deveriam proteger. Tipo, assim o que estão fazendo muitos dos nossos políticos...

A cada dia aumenta mais a ocorrência das doenças auto-imunes, tais como o Lúpus, a Esclerose múltipla, a Artrite reumatóide, o Vitiligo, as Tireoidites e muitas outras. O diagnóstico preciso dessas doenças é muito difícil. E seu tratamento ainda mais.

Para diagnosticar tais enfermidades os especialistas fazem uso do FAN, que significa Fator Anti-Nuclear. Ou seja, um exame que diz se estamos produzindo anticorpos que atacam o núcleo (algo como o cérebro) das nossas células. Existem várias tipos de anticorpos, ou seja de FANs, que podem atacar grupos específicos de nossas células: células dos olhos, ou dos rins, ou da pele, etc.

Para fazer o exame de FAN os médicos retiram um pouco do nosso sangue e misturam essa amostra com uma substância florescente, tipo um corante celular. Em seguida, os patologistas identificam quais as partes das nossas células estão sendo agredidas, pois eles aparecerão brilhantes ao microscópio: se é o núcleo, se é o nucléolo (onde se faz a síntese das proteínas), as mitocôndrias, o citoplasma (um material que circunda o núcleo), ou se é a membrana (a parede que envolve a célula). Se nada brilhar, o exame será normal. Se algum de tais componentes celulares brilhar, o exame será considerado positivo para aquele elemento celular. Mas a coisa é mais complicada, porque algumas vezes um pequeno número de células apresentam brilho em seus componentes e nem assim o resultado poderá ser considerado positivo.

Concluindo: se seu resultado foi positivo para "nucléolo reagente" significa que seus anticorpos estão atacando os nucléolos das suas células.

Agora o seu médico, que precisa entender muito dessas enfermidades, vai interpretar e correlacionar esse achado laboratorial aos resultados de outros exames e aos seus sinais e sintomas clínicos, para chegar a um diagnóstico que permita dar um nome à sua doença. De posse desse nome, o especialista irá buscar na literatura médica um esquema de tratamento que seja mais eficaz para o seu caso, mesmo sabendo que cada paciente se comporta à sua maneira, quando submetido aos medicamentos. Muitas vezes um esquema de tratamento começa a obter controle da doença e depois de algum tempo já não funciona mais e os sintomas recomeçam.

Enfim, leia muito sobre sua doença, seja tolerante e paciente com você mesma e com seu médico, administre os efeitos adversos dos corticoides, faça caminhadas, natação, pratiquei um esporte, leia muito e se prepare para uma longa batalha contra você mesma.

8 Comentários 75 curtidas
8 COMENTÁRIOS
Enviado Anônimamente
Mas boa parte da população, especialmente a feminina, pode ter FAN reagente e isso não indicar nenhuma doença, mesmo sem o resultado ser falso positivo.
Para saber se o resultado é relevante, depende do padrão do FAN, da titularidade e dos sintomas do paciente.
Por isso é importante que o médico assistente, melhor ainda o reumatologista (especialista mais indicado nesse caso), avalie o caso.
?
13 curtidas Curtir
20/05/2017
Enviado Anônimamente
Então quer dizer que estou com algo errado? Pode ser lúpus?
3 curtidas Curtir
20/05/2017
Isso quer dizer que você precisa levar seus exames para análise do/da reumatologista.
9 curtidas Curtir
21/05/2017
Enviado Anônimamente
Dr
Também estou com suspeita de doença autoimune - Sindrome de Sjogren.
Realizei SSA/RO = 13,0 U/ml, ou seja, REAGENTE. Tambem estou muito sintomática. Fui a um reumatologista, porém senti que ele não deu muita importância para o resultado, dizendo que o título nao era muito alterado e não era suficiente para formar o diagnóstico.
Me sugira um bom Reumatologista, de preferência com ênfase nessa sindrome.
Obrigada
2 curtidas Curtir
21/05/2017
Se sua síndrome de Sjögren for do tipo primário (os sintomas aparecem só nas glândulas lacrimais e salivares) é fácil entender a razão pela qual o reumatologista não valorizou suas queixas de boca e olhos secos. Afinal, na maioria dos casos, a formação médica especializada dos reumatologistas os leva a só valorizar os sintomas e sinais articulares. Talvez, no seu caso, se não existirem sintomas nas articulações, você se beneficie de orientação dada por um bom gastroenterologista, ou por oftalmologista. Em que cidade você mora, para que eu possa lhe indicar alguém daí?
3 curtidas Curtir
21/05/2017
Enviado Anônimamente
BOA TARDE
DR. O QUE SIGNIFICA ESSA síndrome de Sjögren?
1 curtida Curtir
22/05/2017
É uma doença autoimune rara que agride as glândulas lacrimais e as glândulas salivares, impedindo que produzam lágrimas e saliva. Resultado: surgem sintomas como boca seca e conjuntivite seca. Sintomas articulares podem estar associados.
5 curtidas Curtir
22/05/2017
Enviado Anônimamente
Olá Dr.
Se o exame do FAN deu núcleo reagente e os demais não reagentes.
Posso tomar a vacina da febre amarela ou devo evitar?
Obrigada
Gabriele
1 curtida Curtir
21/01/2018
Sem problemas, vc pode se submeter à vacinação contra febre amarela.
1 curtida Curtir
21/01/2018
Enviado Anônimamente
Meu exame de Fan constou reagente apenas para Nucleolo. Os outros deu não reagente.
Conclusão: Padrão Nucleolar Homogeneo 1/80.
Devo me preocupar??? Eu li em algumas pesquisas que valores de 1/40,1/60,1/80 são valores baixos e não são indicativos de doenças auto-imunes... Então agora fiquei na duvida quanto ao meu resultado.
4 curtidas Curtir
27/07/2018

Olá! O FAN é um exame laboratorial cuja positividade decorre da presença de auto-anticorpos dirigidos contra elementos celulares presentes no núcleo , citoplasma, nucléolo ou outras estruturas. Porém, cerca de 15 % das pessoas saudáveis podem ter FAN positivo, ou seja, um resultado alterado nem sempre implica na presença de uma doença reumática auto-imune.
Em relação à titulação, consideramos um exame positivo aquele com o título mínimo de 1/80, como foi o seu caso. E, de fato, quanto mais baixo o título, menor a chace de associação com doenças reumáticas.
De todo modo, cumpre sempre lembrar que como qualquer exame laboratorial, o FAN é um exame complementar à avaliação médica e, isoladamente, não é suficiente para dar nenhum diagnóstico.
A valorização de um resultado positivo de FAN depende do padrão observado e dos títulos detectados num contexto clínico que deve ser avaliado por um médico especialista, no caso um reumatologista.

Espero ter ajudado.
Dra Bruna Aurora Nunes Cavalcante Castro
Reumatologista CRM 3846
18 curtidas Curtir
29/07/2018
Enviado Anônimamente
Muito boa a explicação , deu pra entender direitinho , parabéns
3 curtidas Curtir
03/04/2019
Enviado Anônimamente
Explicação perfeita!!
5 curtidas Curtir
08/12/2020

37.532.538
Acessos

45.821
comentários

14.240
respostas