fale livremente,
você não precisa se identificar

10.127
Acessos

37
curtidas

12
comentários
Home > Dr.não consigo ser carinhosa, é como se isso não existisse. Me sinto fria, incapaz de a...
#22537
Enviado Anônimamente 11/05/2016

Dr.não consigo ser carinhosa, é como se isso não existisse. Me sinto fria, incapaz de amar alguém muito rapido, não tenho pena de ninguém. queria saber o que faço.

Não se inquiete tanto, pois essa condição que você apresenta não é uma doença. É uma característica de personalidade, chamada MISANTROPIA. De modo geral, a misantropia tem características tanto positivas quanto negativas. Os misantropos são via de regra ótimos escritores, astutos observadores e pesquisadores da vida, criaturas sensíveis, inteligentes, críticos do status quo, seres perspicazes. Mas a hipersensibilidade e o idealismo do misantropo podem levá-lo a uma luta constante com ondas de pessimismo, apatia e isolacionismo, que, se não bem administradas, poderão afetar seu modo de viver e produzir.
Os misantropos expressam uma antipatia geral para com a humanidade e a sociedade, mas geralmente têm relações normais com indivíduos específicos (familiares, amigos, companheiros, por exemplo).

A misantropia não implica necessariamente uma atitude bizarra em relação à humanidade. Um misantropo não vive afastado do mundo, apenas é reservado (introvertido/tímido) e, é precisamente por este fato que é habitual serem poucos os seus amigos ou pessoas com quem estabeleçam um vinculo afetivo. Olham para todas as pessoas com uma certa desconfiança, e é frequente que façam "julgamento apressado" (e na maioria das vezes acertam) de cada um que se aproxime, embora muitas vezes não o demonstrem.

São pessoas que não gostam de grande agitação ao seu redor, pois não se sentem bem diante de muita gente, preferindo ficar em casa a sair para locais de diversão (indisposição para ir a lugares com muita gente, o que invariavelmente faz da pessoa uma caseira convicta). Podem ocorrer frequentes mudanças de humor: ora feliz, ora melancólico, o termômetro do estado de espírito fica louco, oscilando constantemente (poucas são as pessoas que vêem este seu aspecto, só as mais próximas conseguem). Normalmente são muito perfeccionistas no que gostam de fazer e no que se comprometem a fazer. É muito frequente destacarem-se nas áreas profissionais em que estão inseridos, pois além da inteligência diferenciada, dedicam grande parte do seu tempo ao trabalho.

A misantropia costuma aparecer desde logo durante a infância em crianças tímidas, introvertidas e caladas que têm dificuldades em fazer amigos, nomeadamente na escola, preferindo muitas vezes ficarem sozinhas. Com o passar dos anos, tendem a ser bastante sarcásticos/irônicos nas observações que fazem (pode-se dizer que em parte a grande timidez é disfarçada por estas duas características) - têm uma interpretação muito própria de tudo aquilo que vêem e de tudo aquilo que lhes é dito pelas outras pessoas, sendo bastante observadores e atentos ao que os rodeia embora, muitas vezes, não o pareça.

Uma das explicações mais consistentes para esta aversão social deriva do fato de darem bastante relevância aos aspectos negativos que constatam nas pessoas ou simplesmente terem medo que estas os desiludam, daí as evitam. Têm uma forte sensibilidade ficando extremamente afetados com tudo o que os rodeia (mesmo que muitas vezes não estejam envolvidos diretamente) daí ser muito fácil, ao longo da vida, passarem por várias decepções.

Quando adulto, o misantropo tende a ser uma pessoa com o psicológico muito forte e difícil de ser abalado. Esta característica se deve ao fato do misantropo possuir uma alta sensibilidade, que lhe auxilia a entender o mundo de forma mais profunda, e a refletir durante seus inúmeros momentos de solidão. Misantropos são incansáveis pensadores. Passam todo o tempo a pensar. É importante salientar que misantropos, diferentemente das demais pessoas, não enxergam a solidão como algo negativo e trágico em suas vidas.

Viver sozinho e em constante pensamento é uma forma de entrar em contato com seu eu interior e descobrir a verdadeira razão de estar vivo e fazendo da vida suave e tranquila, o conceito errado de solidão e sofrimento para essas pessoas não existe.
Portanto, não faça nada que implique em negar sua natureza, mas faça um esforço para não se isolar totalmente dos outros. Procure se relacionar bem no ambiente de trabalho e estabeleça relações de amizade e de diálogo com pessoas que lhe cercam.
12 Comentários 36 curtidas
12 COMENTÁRIOS
Enviado Anônimamente
Boa tarde Dr. Em uma discussão eu enviei uma frase pra minha namorada que dizia "Vc não ama ninguém mais do que a vc mesma, e se ama esse alguém não sou eu". Eu disse isso pois ela é muito orgulhosa, porém, o que ela entendeu da frase foi que eu disse que ela não me ama. Gostaria da sua opinião, o que vc entende dessa frase? Realmente é isso que da a entender como ela disse, ou está bem clara a frase?
1 curtida Curtir
12/05/2016
Meu amigo, antes de tudo, me esclarece uma dúvida: como foi possível vc enviar um frase para a namorada, sem ter uma ideia clara do que a tal frase quer transmitir? É muita inocência?. Na essência, a tal frase contém uma grande contradição. Na primeira parte o autor afirma: "Você não ama ninguém mais do que a você mesma". Essa é uma afirmativa contundente: você diz à sua namorada que ela é uma narcisista (leia sobre o mito de Narciso, um herói da mitologia grega, famoso por sua beleza e orgulho) pois se (ela) coloca no centro de tudo e de todos, merecedora de muitas atenções e elogios, sem dar nada em troca. Na segunda parte da frase aparece o contraditório: "... e se ama, esse alguém não sou eu". Ora, sua frase deveria ser: "Suponho que você não ama ninguém..", ou "Talvez você não ame ninguém...". Mas, enfim, naquela construção da frase, você diz à amada que acha que ela não lhe tem como uma prioridade afetiva. Isso é: ela dedica muito amor a si mesma e a alguma outra (ou outras) pessoa(s) mais que a você. Essa frase te coloca numa delicada situação de auto-anulação, de "coitadinho", pois é como se estivesses a dizer-lhe: GOSTO TANTO DE TI, E TU DEDICAS TÃO POUCO AFETO A MIM. Agora é que ela vai mesmo te dar menos amor ainda. ??
3 curtidas Curtir
12/05/2016
Enviado Anônimamente
Dr., quer dizer que um misontropo não demonstra essa personalidade para as pessoas mais próximas, mas, só para aquelas com as quais ele não se identifica, é isso?
0 curtidas Curtir
12/05/2016
As pessoas mais próximas ao misantropo têm a perfeita noção de que ele é diferente, tendendo a se isolar, a não gostar de festas, passeios ou aglomerações. Mas, por outro lado, gostam da companhia dele, pois costumam ter uma conversa agradável, inteligente. Já os que não são do convívio mais próximo do misantropo têm grande dificuldade de criar um vínculo, uma intimidade, pois ele jamais aceitará sair para um chope, uma balada, um jogo de futebol.
5 curtidas Curtir
12/05/2016
Enviado Anônimamente
"Você não ama ninguém mais do que a você mesma, e se ama esse alguém não sou eu".
Dr. mais ele não coloca o 'e se' na frase? Não seria uma condição caso ela amasse alguém que não ele? Fiquei confusa!!!
Pode explicar essa lógica?
0 curtidas Curtir
12/05/2016
Pois pecisamos consultar um hermeneuta, para decidir essa polêmica. Alguém se candidata??
0 curtidas Curtir
12/05/2016
Enviado Anônimamente
Minha esposa sente dores na barriga,o que pode ser?
0 curtidas Curtir
12/05/2016
Ascaris, ascite, apendicite, angina, bexigoma, colite, colecistite, calculose, Crohn, cancer, esplenite, gastrite, enterite, colite, hepatite, diverticulite, hipocondrite, peritonite, invaginação, volvo, pancreatite, ooforite, esplenite, tifoide, tiflite, trombose, omentite, nefrite, pielite, mesenterite, psoite... Queres mais, ou preferes levá-la logo ao médico??
9 curtidas Curtir
12/05/2016
Enviado Anônimamente
Eu sou tudo isso ai. As vezes amo ser assim, as vezes odeio
1 curtida Curtir
13/05/2016
Enviado Anônimamente
Endometriose na lista
0 curtidas Curtir
13/05/2016
Enviado Anônimamente
Sei que talvez não leia devido ao tempo da mensagem, porém muito obrigado, você me ajudou a tentar entender essa minha " diferença " perante os outros.
sempre achei que isso poderia ser até mesmo uma doença, ou algo que sofri no passado mas não lembro. Porém você simplesmente me descreveu, no texto sobre MISANTROPIA. Simplesmente 100% do que você escreveu está certo!
Bom, agora que já sei o porque sou assim, quem sabe até consiga mudar, pelo simples fato de saber que isso não é tão grave, e sim uma personalidade diferente do Padrão da sociedade. Mão digo em mudar a personalidade em si, porém, ser mais aberto para novas pessoas, sair mais com os amigos, e tentar levar a vida o melhor possível.
1 curtida Curtir
04/04/2017
É lógico que você conseguirá isso, mas não se imponha, se obrigue a atingir esse objetivo de interagir mais com outras pessoas.
A primeira pessoa com quem você poderá construir uma relação de amizade, batendo longos papos, trocando opinões e rindo de si mesmo e dos outros, é... você. Isso, aprenda a conversar consigo mesmo. Pergunte a vc o que acha de algo e vá respondendo. Mas cuidado pra não responder em voz alta, senão os outros vão achar que você ficou maluco.
Outro roteiro é participar de tribos. Se você gosta de atividades físicas procure a galera que gosta de ciclismo, ou de natação, ou judô e se inscreva num curso e comece a praticar e a fazer pontes com um ou outro aluno. Ou então se inscreva na torcida de algum time de futebol, ou vá pra alguma igreja, ou partido político, ou pratique yoga, caminhadas em grupo, ou se enturme com essas galeras que procuram discos-voadores, ou participe de grupos de ajuda a drogados, menores abandonados, idosos, etc.
Se a experiência lhe agradar, vá em frente. Caso contrário, caia fora e busque a leitura, o cinema, o teatro, a música... essas atividades mais intimistas.
Boa sorte.
1 curtida Curtir
05/04/2017
Enviado Anônimamente
Minha namorada me deixou por eu ser misantropa... que seja feliz. Continuarei misantropa.
4 curtidas Curtir
07/04/2017
Tu calças 40?
0 curtidas Curtir
07/04/2017
Enviado Anônimamente
Calço 36 e sou lésbica. Mas calço sapatilhas, saltos, saias, pinto as unhas. Gosto de ser uma tipica mulher. Beijos!
4 curtidas Curtir
08/04/2017
Senti atitude. Pois aqui cê tá de boa. ??
0 curtidas Curtir
08/04/2017
Enviado Anônimamente
Sou exatamente essa pessoa,sofro um pouco coM isso, mas, por outro lado, entraria na frente de uma bala para defender alguém que amo.
1 curtida Curtir
25/03/2018
😳
0 curtidas Curtir
26/03/2018
Enviado Anônimamente
dr.sou uma pessoa muito fria. O que devo fazer?😩
0 curtidas Curtir
27/05/2020
Tire a máscara, vá pra rua, faça uma longa caminhada sob o sol, adote um cão abandonado e aqueça seu coração.
1 curtida Curtir
11/06/2020
Enviado Anônimamente
Olá, uma pessoa que não é timida, e por sinal é comunicativa e engraçada, pode apresentar este quadro? Ou está fechado a personalidades "fechadas"? Obrigado!
0 curtidas Curtir
17/04/2021
Os misantropos podem ser pessoas muito simpáticas, agradáveis, “abertas”.
1 curtida Curtir
17/04/2021

37.016.718
Acessos

45.821
comentários

14.126
respostas