fale livremente,
você não precisa se identificar

1.728
Acessos

55
curtidas

5
comentários
Home > Dr. quando usar frases de outros diga o nome deles ou coloque aspas.
#28406
Enviado Anônimamente 28/01/2017

Dr. quando usar frases de outros diga o nome deles ou coloque aspas.

Não entendi. Qual frase nos meus textos lhe parece copiada? Aquilo que dizemos ou escrevemos é fruto de um somatório de pensamentos, de impulsos inconscientes, de memórias conscientes e até de heranças ancestrais. Imagine só, alguém, ao escrever uma frase ou enunciar um pensamento, ter sempre que se perguntar: -"será que alguém pensou isso antes, será que alguém já enunciou esse pensamento com as mesmas palavras??". Mas, sem grilos, se você identificou alguma frase que tem autor conhecido, diga lá o nome do cabra e eu cuidarei fazer constar a autoria.
Pra te dar uma ideia de como essa questão da autoria de frases é confusa, vou contar uma historinha real:
Em 1978, na época mais dura da ditadura militar, o deputado Ulisses Guimarães decidiu se candidatar a presidente da república do Brasil, mesmo sabendo não ter qualquer chance de ser eleito e muito menos de tomar posse. Os militares, que comandavam com mão de ferro a vida política do país, jamais permitiriam que um opositor do regime se tornasse presidente. Por isso, numa entrevista, um repórter perguntou a Ulisses a razão da sua candidatura sem chances, pois seria um batalha perdida, uma morte anunciada. Ele então respondeu: "navegar é preciso, viver não é preciso". Com isso ele queria dizer que é preciso lutar, sempre. Logo toda a imprensa denunciou Ulysses como plagiador do poeta português Fernando Pessoa, que haveria sido autor da mesma frase, há mais de cem anos, no seu poema "Palavras de pórtico". Tempos depois se identificou a mesma frase num escrito de Petrarca, poeta italiano renascentista, que viveu 600 anos antes de Fernando Pessoa. Logo em seguida outros pesquisadores descobriram que, numa discursão com seus comandados, no ano de 52 antes do nascimento de Cristo (ou seja, 1300 anos antes do Petrarca) o brilhante general romano Pompeu Magno já havia pronunciado a frase "navigare necesse, vivere non est necesse" (navegar é preciso, viver não é preciso).
Pois bem, recentemente surgiu o comentário de que tal frase já estaria escrita na proa da mitológica nau grega "Argó", na qual heróis navegavam os mares em busca de surpresas, conquistas e perigos, conforme os cantos da Odisséia. Essa obra foi escrita por Homero (que viveu 800 anos antes de Pompeu Magno) onde ele glorifica as aventuras do grande guerreiro grego chamado... Ulisses!
E assim, a história dessa frase se inicia há 3.300 anos, com um Ulisses grego e se continua - no inconsútil fio do tempo - com um Ulisses brasileiro.
5 Comentários 55 curtidas
5 COMENTÁRIOS
Enviado Anônimamente
Primeiro, essa frase que coloquei foi em um comentário de alguém que usou a frase do Chaplin, se nao me engano. Segundo, o senhor editou e acrescentou o termo "dr.", nao sei pq, ja que nao tava falando do senhor. E acho muito digno usar, sim, aspas ou a propria referencia do dona do texto ou frase, pois existe muito burrinho querendo pagar de intelectual por ai.
3 curtidas Curtir
29/01/2017
?
1 curtida Curtir
30/01/2017
Enviado Anônimamente
Ulisses, grande Guerreiro...Rei de Ítaca (pequena ilha subordinada à Grécia)!!
0 curtidas Curtir
31/01/2017
Hummm, sabidão... ????
0 curtidas Curtir
31/01/2017
Enviado Anônimamente
Oh pressão!!!
0 curtidas Curtir
30/01/2017
Enviado Anônimamente
Tem gente que usa texto alheio e sem aspas para homenagear a mãe nas redes sociais. Você lê, se emociona, até lembrar que aquela pessoa não escreve tão bem assim. Você copia e cola o texto no google e pah: texto copiado de outra pessoa com sucesso. Ahahahahahahaha
0 curtidas Curtir
02/02/2017
No final o que resta, no noves fora de toda essa história, é que o filho amoroso emocionou a mãe. Se para isso ele foi buscar palavras de outro, não há porque condenar. Pablo Neruda disse que "o poema não pertence a quem o fez, o poema pertence a quem precisa dele". Muito do que Martin Luther King falou em seus memoráveis discursos não era de sua autoria, mas o impacto social que aquelas palavras pronunciadas por ele causou mudanças peofundas na sociedade americana.
9 curtidas Curtir
03/02/2017
Enviado Anônimamente
Doutora
0 curtidas Curtir
30/07/2018
😳
0 curtidas Curtir
30/07/2018

37.005.946
Acessos

45.821
comentários

14.126
respostas