fale livremente,
você não precisa se identificar

452
Acessos

2
curtidas

0
comentários
Home > Dr. Estou com uma paciente de 50 anos de idade, hipertensa, relatando agonia, sonolência,...
#44293
Enviado Anônimamente 18/06/2020

Dr. Estou com uma paciente de 50 anos de idade, hipertensa, relatando agonia, sonolência, apresentou soluço no decorrer da tarde, teve diarreia há dois dias. Ela fez ultrassom abdominal e constatou-se pedra na vesícula, sendo que há três meses teve episódio semelhante cuja suspeita de diagnóstica ensejou a prescrição de exame de ultrassom abdominal que foi feito somente hoje. O que fazer? Ela tomou omeprazol. Fomos agora há pouco no pronto socorro, mas não teve melhora

Em resumo: trata-se de uma paciente adulta, sabidamente hipertensa, relatando sonolência e soluços, com episódio de “diarreia” episódica, durante um dia. Há 3 meses ela apresentou os mesmos sintomas. Ela é portadora de litíase vesicular.

Pela análise do seu relato é possível concluir que:

  1. Os sintomas referidos não são causados pelos cálculos veiculares.
  2. Ela deverá medir regularmente sua pressão arterial, para que tenhamos ideia da severidade da hipertensão.
  3. Precisamos saber se ela toma regularmente medicamentos anti-hipertensivos e quais são eles. Muitos medicamentos usados para controle de hipertensão arterial causam os sintomas que ela apresenta.
  4. Ela precisa realizar um exame denominado MAPA (MONITORIZAÇÃO AMBULATORIAL DA PRESSÃO ARTERIAL).
  5. Ela precisa realizar exames laboratoriais de dosagem plasmática de Sódio, Cloro, Potássio e Magnésio, para excluirmos a existência de distúrbios hidro-eletrolíticos. Tal condição também pode causar esses sintomas e costuma ocorrer em pessoas que ingerem medicamentos anti-hipertensivos.

Sugiro que você encaminhe sua paciente para uma consulta ambulatorial com um cardiologista, ou com um bom clínico geral.

0 Comentários 2 curtidas

37.421.707
Acessos

45.821
comentários

14.212
respostas