fale livremente,
você não precisa se identificar

250
Acessos

3
curtidas

0
comentários
Home > Boa noite Doutor, meu filho de 3 anos tem comportamento de uma criança com autismo e já ...
#46938
Enviado Anônimamente 16/09/2022

Boa noite Doutor, meu filho de 3 anos tem comportamento de uma criança com autismo e já faz meses que estou na fila de espera pro neuropediatra e pro psicólogo. O que devo fazer?

Antes de tudo, procure aprender muito sobre o assunto TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Busque no YouTube, compre livros sobre o tema, vá ao Google, etc. E, isso é muito importante, se inscreva na Associação Brasileira de Autismo (ABRA).

O Autismo é uma condição que está se tornando muito frequente e tem muitas variantes, sendo que as principais são:

GRUPO 1. Forma Clássica: que é a mais comum, na qual as crianças não conseguem contato visual com as outras pessoas, não falam, repetem movimentos e apresentam déficit mental importante;

GRUPO 2. Forma de Alto desempenho (Síndrome de Asperger): são crianças falantes e muito inteligentes, a maioria delas se tornando verdadeiros gênios. Tendo algumas dificuldades de convívio grupal semelhantes às do primeiro grupo, esses garotos do Grupo 2, atingem razoável nível de integração social;

GRUPO 3. Distúrbio global de desenvolvimento, sem outra especificação: embora mostrando graus variáveis de integração e de comunicação com outras pessoas, os membros desse grupo apresentam grandes variações em suas apresentações clínicas, representando multiplos desafios de diagnóstico e de conduta terapêutica (tratamento).

Qualquer que seja o tipo de variante do espectro autista do seu filho, o melhor dos tratamentos será aquele constituído por sua atenção, seu carinho, seu apoio e seu amor incondicional. Se você assim proceder, seu filho fará grandes progressos e você desfrutará de muitas alegrias e festas interiores.


Quanto à sua dificuldade em obter consultas com neuropediatra e com psicólogo, devo dizer-lhe que esse é um dilema muito comum às mães dessas crianças, pois com o aumento da procura por tais profissionais eles (e elas) não atendem pelo SUS, criam muitas dificuldades para atender clientes de convênios e cobram muito caro pelas consultas particulares. Triste Brasil!!

0 Comentários 3 curtidas

37.006.574
Acessos

45.821
comentários

14.126
respostas